10 comidas de rua que você deve provar quando for à Europa - DPB Intercâmbio
Connect with us

10 comidas de rua que você deve provar quando for à Europa

paralaxe-streetfood

Gastronomia

10 comidas de rua que você deve provar quando for à Europa

Sair nas ruas de qualquer capital da Europa e não encontrar uma barraca ou caminhão vendendo algum tipo comida é tarefa difícil. Mais do que um modismo que se espalha nas grandes capitais do mundo, com barracas ou carrinhos criativos, provar a comida de rua é parte da experiência de qualquer viajante. As opções estão em cada esquina e são uma maneira barata e saborosa de abordar a culinária e a cultura local. Aqui vão 10 comidas que você não deve deixar de provar enquanto estiver nesses países do Velho Continente:

 

1. Crepe, França

Uma tradição da cozinha popular da França e a principal comida de rua de Paris, onde são vendidas em barracas espalhadas por toda a cidade. Com a massa fina, levemente frita e recheada, o crepe pode ser consumido a qualquer hora, em qualquer lugar.  A variedade de recheios é infinita, indo do doce ao salgado.

crepe

2. Currywurst, Alemanha

Consiste basicamente em salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry. Tradicionalmente, o currywurst pode ser servido com batatas fritas ou com pão. A combinação da salsicha com o curry e o ketchup é muito popular na Alemanha, sendo essa também uma comida caseira. O prato é servido normalmente em um prato de papel e consumido com um pequeno garfo.

 

3. Baklava, Turquia

Um doce de massa folhada, coberto com calda de açúcar ou mel e pistache moído. As baklavas podem não ser exatamente uma comida de rua, mas são facilmente encontradas em qualquer lugar que você ande, vendidas muitas vezes em caixas pequenas nas barraquinhas de rua.

Baklava

 

4. Waffles, Bélgica

Um clássico da gastronomia belga, geralmente é servido quente, polvilhado com açúcar, canela ou acompanhado com chantilly, chocolate ou frutas. Além das batatas fritas, é o tipo de comida de rua mais facilmente encontrado na Bélgica e pode ser consumido tanto no café da manhã, almoço, jantar ou como um lanche qualquer.

waffles

 

5. Mulled Wine, Hungria

O Mulled Wine é muito similiar ao quentão feito no Brasil, com um pouco menos de açúcar. A receita clássica é feita com vinho tinto, cravo, canela, baunillha, laranja, limão e açúcar. A bebida é muito comum no inverno europeu, vendida principalmente na época de Natal.

mulled

 

6. Gelato, Itália

O sorteve é uma verdadeira paixão italiana e o país possui uma gelateria em cada esquina. Feito artesanalmente e com sabores diversos, o gelato italiano é cremoso e aveludado, uma ótima opcão para saborear no verão europeu ou até mesmo no inverno, se você for muito apaixonado pela iguaria.

gelato

 

7. Fish & Chips, Irlanda

Inicialmente vendido embrulhado em folhas de jornal (ainda comum hoje em dia) trata-se de um filé de peixe empanado com batatas fritas. Uma delícia gastronômica típica da Irlanda e do Reino Unido, o Fish and Chips é uma das comidas de rua mais famosas, com opções pra todos os bolsos.

fish_chips

 

8. Pretzels, Alemanha

O pretzel é um pão tradicional alemão, em forma de nó, normalmente assado e salgado. É muito conhecido na Alemanha, Itália, França, Áustria e Estados Unidos. É possível encontrar variedades cobertas com diversos tipos de sementes e versões doces com diferentes texturas e coberturas como chocolate, canela, nozes ou açúcar.

pretzel

 

9. Pastel de Nata, Portugal

Os pastéis de nata são uma das mais populares comidas da doçaria portuguesa. Na tradição, comem-se ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó. Pode-se dizer que os pastéis de nata são um símbolo da cultura portuguesa assim como o vinho do porto e o fado.

pasteis-de-nata

 

10. Trdelník, República Tcheca

Trdelník é um doce oco no meio e polvilhado com açúcar por cima. A massa fina e crocante é enrolada num cilindro de alumínio no qual é assada até dourar. É encontrado em qualquer barraquinha nas praças e mercados de rua espalhados por Praga, capital tcheca.

praga-comida-rua

Leia mais: 5 comidas de rua vegetarianas que você precisa provar em Hong Kong

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

To Top