10 Fatores importantes para conseguir um emprego na Irlanda - DPB Intercâmbio
Connect with us

10 Fatores importantes para conseguir um emprego na Irlanda

Dicas para conseguir emprego na Irlanda

Trabalho

10 Fatores importantes para conseguir um emprego na Irlanda

A agência WICE Intercâmbio preparou uma lista com 10 fatores fundamentais para aumentar a empregabilidade dos seus intercambistas na Irlanda. Segundo a agência, cada fator é responsável por uma pequena participação, mas a combinação de todos faz com que os intercambistas da agência consigam emprego mais rápido. Abaixo, seguem os principais fatores:

Elaboração do Currículo

Um currículo mau elaborado pode comprometer a oportunidade de entrevista do aplicante. Por isso, vale a pena investir um tempo nesta tarefa. A WICE em conjunto com uma das suas escolas parceiras oferece um seminário mensal sobre currículo. Acompanhe o calendário de atividades da unidade da agência em Dublin, na postagem fixa do grupo de suporte, para saber quando serão os próximos workshops.

Conhecer os ramos onde irá aplicar

Se você não está com o inglês fluente, possivelmente deseje um subemprego para seus primeiros meses de intercâmbio não é mesmo? Mas você sabe o que fará durante as tarefas dos principais subempregos de intercambistas? Quais vocabulários utilizar no ramo? Possivelmente não por se tratar de uma área que possivelmente você nunca trabalhou no Brasil e menos ainda saberia em inglês a respeito do posto de trabalho. Pensando nisso a WICE realiza seminários periodicamente sobre os ramos de subemprego, trazendo dicas, experiências, vocabulário e as principais empresas do ramo para os intercambistas.

Filtragem de Vagas

Uma das formas mais fáceis de aplicar currículo é via internet. E melhor ainda se já estiver filtrado o que é vaga de subemprego e o que não é. Por isso a WICE divulga periodicamente anúncios postados nos últimos dias de vagas desta categoria. Ser um dos primeiros a aplicar tem ajudado no quesito de empregabilidade dos intercambistas, mas não pode ser o único fator a ser considerado.

Locais a aplicar currículo pessoalmente

Aplicar currículo pela internet pode ser prático, mas também é saturado. Assim como o centro da cidade, onde todo intercambista recém chegado e em início de caça ao emprego aplica. Um dos colaboradores da WICE já trabalhou em um shopping no centro e ele afirma que recebia de 6 a 10 currículos POR DIA. Ao final da semana, a chefe abria a gaveta e jogava tudo fora. Única vez que ela precisou de funcionário, ela utilizou os últimos currículos aplicados. Por isso, os colaboradores da WICE prepararam uma lista contendo mais de 30 shoppings e galerias fora do centro. Até hoje não há retorno dos intercambistas de que chegaram a completar a lista e não tiveram 1 entrevista.

As maiores empresas de cada ramo de subemprego

Saber quais são as maiores empresas de cada ramo de subemprego é um bom começo. Assim você já sabe onde pode haver oportunidades. Exemplo, quais as redes de cafeterias em Dublin, quais as redes de hotéis localizados na capital, quais as franquias de fast food e lojas de conveniência. Cada empresa desta pode ter de 5 a 50 lojas e muitas vezes centralizam as aplicações de currículo em um único local: RH. Em alguns casos, o mesmo pode ser contatado via site e de lá distribuído aos gerentes de cada unidade que precisa de mão-de-obra. Durante os seminários, a WICE apresenta uma lista por setor a essas empresas.

Empresas de recrutamento

Se você está procurando trabalhou, por que não deixar com quem recruta? Muitas só pegam currículos europeus, mas há poucas que lidam com subemprego também. Essas são também divulgadas durante seminários WICE.

Empresas de eventos

Apesar de ser trabalhos temporários com convites esporádicos, começar com esses “bicos” podem dar experiência e referências irlandesas, além de um dinheiro para ajudar nos custos. Preparamos uma lista aos nossos intercambistas com as principais da cidade como também aplicamos o currículo dos mesmos:

Cursos profissionalizantes

Se você deseja trabalhar em um ramo que não tem experiência, nada melhor do que fazer um curso da área para aumentar sua empregabilidade. A agência promove cursos de barista e housekeeping aos seus intercambistas e convidados, além de aplicar o currículo dos participantes à empresas do ramo. Especificamente no ramo de hotelaria, fizemos dois videos que nossos intercambistas dão seu feedback da experiência:

 

 

Trabalho voluntário

Imagina você chegar e nos seus primeiros meses você já ter uma oportunidade de adquirir experiência e referência em uma área de subemprego. Depois, quando você for aplicar currículo com essas novas informações presentes, qual currículo você acredita que os empregadores irão escolher: o seu já com referências irlandesas e proatividade em ter procurado um trabalho voluntário na Irlanda ou um currículo sem essas experiências locais? A WICE fez o teste e o índice de empregabilidade dos participantes do programa de trabalho voluntário era até o dobro do que o índice de que não participou. No site da Wice tem mais informações sobre trabalho voluntário na Irlanda.

Estágio

Apesar desta opção exigir um inglês avançado, está pode ser uma porta de entrada no mercado de trabalho da sua área de formação. Atualmente a WICE faz a ponte entre seus intercambistas e empregadores do ramo de Turismo, Administração e TI. Após ter passado por essa experiência, o intercambista já possui um ponto forte no currículo: referência irlandesa. Apesar de ser um trabalho não-remunerado é um passo para uma possível grande conquista no intercâmbio.

Aos interessados em fazer intercâmbio na Irlanda e gostariam de saber mais sobre um determinado ramo, a WICE ficará muito feliz em poder ajudar nos seus planos. Contate-nos através do nosso site.


Wice intercâmbio, em parceria com a Academic Bridge College está promovendo o sorteio de um intercâmbio de inglês na Irlanda com a duração de quatro semanas.

Para participar basta curtir e compartilhar (em modo público) esse post no facebook e também preencher o formulário no site da WICE Intercâmbio. Corre que ainda dá tempo 😉

Continue Reading
You may also like...
To Top