3 receitas com batata para entrar no clima da Irlanda e economizar - DPB Intercâmbio
Connect with us

3 receitas com batata para entrar no clima da Irlanda e economizar

20150122225127000000-1

Gastronomia

3 receitas com batata para entrar no clima da Irlanda e economizar

As batatas fazem parte da história gastronômica, econômica e social da Irlanda. O alimento cultivado no “jardim” de qualquer casa quando inserido na cultura do país, também foi a comida dos mais pobres no início do século 18 e o principal motivo que provocou a morte de quase um milhão de pessoas entre 1845 e1850 com a infestação de fungos nas plantações. Hoje, as batatas fazem parte dos pratos típicos e é um dos alimentos preferidos dos irlandeses em qualquer classe social.

O que não faltam nos supermercados e feiras em Dublin são opções entre as inúmeras espécies de batatas. Por isso, selecionamos três receitas práticas e saborosas para você fazer alguns testes na cozinha. Ao estilo irlandês ou brasileiro, o melhor é que esses pratos farão bem para sua saúde e para o seu bolso.

 

Sopa de Batata

2 colheres de manteiga

1 cebola

3 batatas grandes

2 caldos de galinha

Cebolinha verde, sal e tempero a gosto

 

Modo de preparo

Derreta a manteiga, o caldo e misture a cebola e cebolinha. Deixe ferver com um pouco de água. Acrescente a batata, cubra com água e cozinhe por 15 minutos. Coloque sal e temperos e deixe ferver por mais 30 minutos. Bata tudo no liquidificador. Leve ao fogo mais um pouco. Para dar sabor e deixar a sopa mais atraente, ao servir você pode colocar um pouco de bacon refogado, cebolinha picada ou queijo.

Custo aproximado: 2,50 euros. Serve até 3 pessoas.

 

Viaje para Dublin saindo de SP!

 

Jacket Potato (Batata recheada)

Ingredientes

4 Batatas grandes

2 latas de atum

4 colheres de crème fraîche ou creme de leite (Doble Cream)

2 colheres de maionese

Cebolinha verde

 

Modo de preparo:

Cozinhe a batata com casca. Cuidado ao retirá-la da água. Faça uma fenda vertical. Amasse um pouco a batata. Para o recheio, misture o atum com a cebolinha e o crème fraîche ou creme de leite (Doble Cream). Coloque o recheio por cima e sirva com salada.

Obs.: O recheio pode ser de queijo, bacon ou uma mistura dos dois.

Custo médio: 4 euros para fazer até 4 batatas grandes recheadas. 

 

Escondidinho de batata

Ingredientes:

1 kg de batata

½ kg de carne moída

5 tomates (ou meia caixa de molho de tomate pronto)

1 cebola

1 colher de margarina

100 gramas de queijo ralado

 

Modo de preparo:

Coloque as batatas descascadas e cortadas em pedaços (o processo será mais rápido) para cozinhar em água fervendo. Enquanto isso, prepare a carne moída. Corte a cebola em pedaços e refogue com a carne. Em seguida coloque os tomates picados para fazer o molho (ou acrescente o molho pronto).

Faça um purê com as batatas. Amasse-as e acrescente um pouco de leite e uma colher de margarina até ficar cremosa. Se preferir, pode misturar crème fraîche ou creme de leite.

Em uma travessa, coloque uma camada de purê de batata, faça o recheio com a carne, coloque mais uma cama do purê e cubra com queijo. Deixe assar por 30 minutos.

Custo aproximado: €5 | Serve quatro pessoas.

Continue Reading
You may also like...
To Top