4 vantagens de estudar na França - DPB Intercâmbio
Connect with us

4 vantagens de estudar na França

41006-4-vantagens-de-estudar-na-franca

Intercâmbio

4 vantagens de estudar na França

Há muito tempo, fazer intercâmbio deixou de ser uma atividade para adolescentes. Atualmente, esse passou a ser o desejo de vários jovens e adultos que querem aprender um novo idioma, fazer pós-graduação em outro país ou ter novas experiências profissionais e culturais. A adesão de jovens e adultos não é a única mudança no setor, os destinos também tem sido cada vez mais variados.

Você tem um sonho de fazer intercâmbio e está se preparando — fazendo pesquisas, guardando dinheiro, conversando com pessoas que passaram por essa experiência — para realizá-lo? Então, você está no lugar certo! No texto de hoje, vamos te ajudar nesse percurso.

Por falar em destino, você já pensou em estudar na França? Quer saber por que acrescentar esse destino à sua lista de possibilidades é uma boa ideia? Continue a leitura!

1. Estudar na França é fazer uma imersão cultural

A França é o tipo de destino que proporciona novos conhecimentos que vão muito além daqueles adquiridos em sala de aula. Conhecido por sua culinária, moda, história e cultura, o país abriga alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo. São alguns deles:

  • Arco do Triunfo;
  • Torre Eiffel;
  • Museu do Louvre;
  • Champs-Élysées;
  • Catedral de Notre-Dame de Paris;
  • Palácio de Versalhes;
  • Museu da Arte e História do Judaísmo e etc.

Percebeu como esse é um ambiente rico culturalmente? Durante sua estadia, será possível conhecer monumentos históricos, os cenários das grandes guerras, alguns dos principais museus do mundo, bem como algumas das obras de artes mais famosas da história e, claro, aproveitar sua diversidade paisagística (que é de tirar o fôlego!).

2. Há maiores chances de conciliar estudos e trabalho legalmente

Mais do que aprender ou aprimorar um novo idioma, a França proporciona maiores chances de adquirir experiências profissionais. Por exemplo, ao escolher um programa de intercâmbio com duração superior a 90 dias, o visto adquirido será o de estudante, o que lhe permitirá trabalhar legalmente por aproximadamente 17 horas semanais, sem que seja necessário solicitar autorização prévia.

Conforme legislação vigente, a carga horária limite para o trabalhador que possui visto de estudante é de 964 horas por ano, o que corresponde a 60% das horas de trabalhos normais na França. E tem mais: estudantes podem solicitar auxílios financeiros para moradias. Quer saber mais sobre isso? Clique aqui!

Lembre-se de que, se o seu foco for apenas trabalhar na França, há a necessidade de solicitar uma autorização prévia. Nesse caso, seu visto será emitido de acordo com o contrato de trabalho. Sem essa autorização, não é possível trabalhar legalmente no país, tampouco ser beneficiado pelos acordos entre Brasil e França e da previdência.

3. Possibilidade de estudar nas melhores universidades do mundo

Agora, se o seu foco é uma especialização, saiba que o país possui algumas das melhores universidades do mundo nas áreas de sociologia, engenharia, arte, design, negócios e outras.

As taxas para estudar no país são uma das baixas do mundo e têm o mesmo valor para estudantes nativos e estrangeiros. Vale lembrar que todas as universidades de lá são públicas e, além disso, o governo francês é bem amigável na concessão de bolsas de estudo, principalmente para pós-graduação.

4. Aprender francês facilita o aprendizado do inglês

Segundo especialistas, o aprendizado do francês facilita na aprendizagem de outros idiomas. As línguas latinas são as que mais se destacam, mas a facilitação para o aprendizado do inglês é notória, uma vez que mais de cinquenta por cento do vocabulário francês é derivado da língua inglesa.

A maioria das pessoas não sabe, mas o francês — ou a “linguagem do amor”, como é conhecido — é um idioma falado nos cinco continentes. Além disso, é o idioma oficial de diversas instituições internacionais de peso, tais como UNESCO, Cruz vermelha internacional, ONU e OTAN.

O que achou do artigo? Ele lhe ajudou a tomar a decisão de estudar na França? Então, antes de fazer suas malas, conte para a gente sobre suas expectativas com o intercâmbio nos comentários!

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top