5 dicas para aproveitar ao máximo seu intercâmbio
Connect with us

5 dicas para aproveitar ao máximo seu intercâmbio

aproveitar-ao-maximo-intercambio

Dicas de Viagem

5 dicas para aproveitar ao máximo seu intercâmbio

Independentemente de você ter a chance de fazer mais de um intercâmbio, tenha certeza de que cada viagem e destino vai ter proporcionar experiências únicas. Até mesmo se um dia você decidir retornar a um país que já visitou, a sua vivência não vai ser a mesma. Por conta disso, confira dicas para aproveitar ao máximo sua viagem:

#1 Participe de diferentes cursos e atividades

Converse com outros alunos da instituição que você está frequentando e pesquise que atividades extracurriculares e cursos de extensão são ofertados. Não hesite em participar de qualquer oportunidade que possa contribuir para aprimorar os seus conhecimentos ou que propicie a interação com outras pessoas.

Para que o seu intercâmbio seja um sucesso é preciso ter iniciativa. Em muitas instituições de ensino existem grupos de conversação, pesquisa, voluntariado e até mesmo alguns que são voltados para a prática de esportes. Cabe a você escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.

#2 Seja dedicado e estude

Jamais se esqueça do seu objetivo para esse intercâmbio. É muito comum que ao chegar em um lugar diferente e repleto de novidades você tenha vontade de aproveitar a vida social e de conhecer de perto tantas belezas. No entanto, os estudos não podem ser deixados de lado. Se a sua intenção com essa viagem é aprimorar o inglês, por exemplo, você vai ter que se dedicar e estudar para alcançar o resultado pretendido. De outra forma, você voltará para casa com o nível da língua praticamente igual ao de quando saiu do Brasil e terá desperdiçado tempo e dinheiro. Desfrute de todos os benefícios de estar em uma cidade que fale a língua que você quer aprender para incrementar o seu vocabulário. Leia o jornal, escute a pronúncia das palavras em programas de rádio, observe os movimentos da boca enquanto um apresentador de TV fala. Tudo isso contribuirá de maneira efetiva para o seu desenvolvimento.

#3 Frequente orientações para estudantes

Se a instituição de ensino escolhida oferecer reuniões de orientação para estudantes novatos, não pense duas vezes em aceitar. Você pode até achar que pesquisou o suficiente e que já sabe tudo, mas essas orientações costumam passar dicas importantes sobre a instituição, atividades sociais e extracurriculares, onde você pode conseguir ajuda. Além disso, é possível fazer amizade com outros alunos que também estarão participando dos encontros e que estão na mesma situação que você.

#4 Aproveite as oportunidades

Esteja aberto para as oportunidades que surgirão e que transformarão a sua vida. E não estamos falando apenas dos aprendizados acadêmicos. Durante esse tempo sozinho, longe da família, dos amigos e da segurança de estar em seu país falando a própria língua, você aprenderá a se virar em diferentes situações, ganhará mais independência e terá que discernir quais escolhas são vantajosas das que não são. Liberte-se de preconceitos e dos seus próprios costumes. Aprenda a respeitar a cultura de onde você está e busque se adequar a ela.

#5 Organize-se

Se na última dica falamos sobre aproveitar as oportunidades, nesta a nossa sugestão é que você consiga se organizar para dar conta de tudo. Tenha um cronograma de estudo e trabalho, estabeleça momentos de lazer e todas as atividades extras que você tenha o interesse de fazer. Ao definir o que é importante e o que você tem vontade, é possível planejar com mais facilidade como serão os seus dias.

Quer dicas para aproveitar ao máximo seu intercâmbio nos Estados Unidos? Esclarecemos aqui 3 mitos

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top