5 lições que você aprende com um intercâmbio no exterior - DPB Intercâmbio
Connect with us

5 lições que você aprende com um intercâmbio no exterior

intercambio-no-exterior

Intercâmbio

5 lições que você aprende com um intercâmbio no exterior

Se você está buscando meios de ampliar suas experiências de vida, seja na carreira ou na vida pessoal, não tenha dúvidas: o intercâmbio tem aquilo que você está procurando. Viver e estudar fora é uma das formas mais fascinantes de adquirir vivências únicas, estender horizontes, se conhecer melhor, ter contato com novas culturas e aprendizados. Sem contar que um curso no exterior e a habilidade de falar outros idiomas com fluência são excelentes formas de abrilhantar qualquer currículo. Confira algumas das maiores e mais valiosas lições que se pode aprender ao fazer um intercâmbio no exterior:

1. A cada dia um novo desafio

Viver fora é algo extremamente instigante: os desafios, grandes ou pequenos, surgem a toda hora. Eles vão desde os choques culturais, dificuldades na comunicação ou até mesmo problemas para se localizar, vez ou outra.

Pequenos incidentes do dia a dia podem tomar uma proporção bem maior, só pelo fato de estar longe de casa e da família. Mas é aí que se aprende que, respirando fundo e sendo proativo, todo mundo é capaz de resolver qualquer problema. E só quem tem esse tipo de vivência sabe o quanto é fortalecedor e como vencer desafios te deixa pronto para encarar os próximos.

2. Dizer adeus faz parte

Fazer um intercâmbio no exterior vai proporcionar contato com várias outras pessoas na mesma situação. Isso significa um convívio muito bacana com gente de culturas diferentes, novas amizades e aprendizados pra vida toda.

Cria-se laços super legais por todos estarem no mesmo barco, mas também significa saber dizer adeus, porque um dia todos voltarão para as suas casas. Esse é o tipo de situação que ensina a viver o aqui e o agora, aproveitando intensamente todos os momentos e levando-os nas suas melhores recordações.

3. Paciência é essencial

Lidar com aquilo que é novo e diferente do que se está habituado requer muito jogo de cintura e empatia. O que mais se depara num intercâmbio no exterior são aqueles momentos nos quais é preciso lidar com jeitos diferentes de fazer as coisas, hábitos, horários e formas de se expressar.

A paciência, a tolerância e a capacidade de se adaptar a circunstâncias diferentes são aprendizados muito preciosos, exercitados o tempo todo quando se vive fora do país. Lições muito valiosas para se guardar para toda a vida.

4. As experiências certas geram boas oportunidades

Não só por ter tido a oportunidade de desenvolver seu inglês, mas os contratantes veem com bons olhos quem já se prestou a encarar um intercâmbio. Isso significa que são pessoas dispostas a enfrentar desafios, tomar decisões por si mesmas, criar soluções para situações inusitadas e que sabem administrar os próprios sentimentos.

Se está dentre as suas intenções dar um up na carreira, aposte no quanto um intercâmbio no exterior pode dar uma boa alavancada no currículo. Ou quem sabe garantir até mesmo um trabalho por lá!

5.  Não há nada melhor do que viajar

Quem se sente atraído por viagens e novas experiências concorda que o mundo é grande demais para não ser explorado. Por que ficar “viajando” só por meio fotos sensacionais, textos sedutores de relatos de viagens e ficar imaginando as cores e sabores de outros lugares?

Seja você o protagonista dessas descobertas. Viajar fazendo um intercâmbio no exterior é algo que provoca as melhores e mais intensas sensações, surpresas e aprendizados.

Confira também nosso e-book gratuito: Como fazer do seu intercâmbio um sucesso! 

 

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top