Intercâmbio e mercado de trabalho: como conseguir uma vaga - DPB Intercâmbio
Connect with us

Intercâmbio e mercado de trabalho: como conseguir uma vaga

mercado-trabalho-exterior

Trabalho

Intercâmbio e mercado de trabalho: como conseguir uma vaga

Se você está começando um intercâmbio e ainda não encontrou o emprego desejado, não desanime. Existe uma vaga para você no mercado de trabalho e, mesmo que no começo não seja na função que você deseja, com esforço e dedicação, você pode conseguir o trabalho ideal.

Sabemos que muitas empresas preferem contratar pessoas com flexibilidade no horário e disponibilidade para se dedicar ao emprego por tempo integral. A competitividade também aumenta em determinados períodos, como no verão e na época de festas de final de ano. Por isso, esse é o momento de correr atrás das oportunidades e fazer a diferença. Use todas as suas armas e siga algumas dicas:

 

Cover Letter

Nem todo brasileiro é íntimo da carta de apresentação, ou cover letter, que os empregadores no exterior costumam solicitar, mesmo para as vagas mais simples em bares, restaurantes e hotéis. Então, é importante caprichar no resumo de suas qualificações pessoais e experiências profissionais.

A primeira dica é saber direcionar a carta para o recrutador ou para a pessoa que receberá seu currículo e encaminhará o processo de seleção. Quando você não sabe o nome da pessoa, use expressões como “Dear Sir/Madam”, “Dear Hiring Manager,” “Dear Recruiting Team”.

Seja formal e educado, pesquise sobre a empresa e ressalte qualificações profissionais e pessoais suas que possam ser de interesse do empregador para aquela vaga que você busca. Importante não cometer erros, melhor ser simples que complexo e não conseguir deixar claro seu potencial. Seja objetivo.

 

Experiências profissionais

mercado-de-trabalho

Quando você está no intercâmbio, por mais que seu currículo seja invejável na sua área, de nada adianta uma lista gigantescas das suas experiências se você aplicar para uma vaga que exige qualificações mais simples. Na verdade, nesse caso, qualificação demais pode afastar o interesse do empregador, já que ele pode entender que você ficará pouco tempo na vaga por ter condições de conseguir algo melhor. Assim, seu currículo pode ser descartado de imediato, quando tudo o que você quer é ter a chance de conseguir algo para se manter durante o intercâmbio.

Ressalte as qualificações que podem ajudar você a ser competitivo naquela vaga. Se você trabalhou com atendimento ao cliente, indiferente da área, essa experiência pode ajudar na sua busca pelo emprego. Mas se trabalhou com tecnologia, pouco ajuda destacar as funções desenvolvidas em grandes empresas por onde você passou se a vaga que pretende se candidatar é de garçom. Às vezes, melhor omitir alguns desses empregos e deixar apenas um ou outro como referência. Crie um currículo que permita ao recrutador enxergar suas qualidades para mercado de trabalho que você está focando.

 

Contatos, a chave para ingressar no mercado de trabalho

entrevista-emprego

A melhor forma de conseguir emprego durante o intercâmbio é fazendo contatos. Para começar, deixe todo mundo saber que você está buscando uma vaga, a área de maior interesse e suas qualificações para isso. Um colega de aula pode saber de uma oportunidade e desconhecer seu interesse. Então, avise amigos, colegas, professores, família, conhecidos e qualquer pessoa que você tiver oportunidade. Use as redes sociais como ferramenta de busca e promoção – o Linkedin é bastante explorado pelos recrutadores. Não perca a chance de conhecer pessoas e ampliar sua rede de contatos.

 

Ganhe referências locais

Se você tem uma boa referência, seu currículo já é visto de forma diferente para o recrutador. Muitas empresas na Irlanda contratam apenas por indicação. Se você não tiver alguém que possa lhe indicar, ao menos faça seu currículo brilhar com referências de empregos anteriores. Conseguir uma experiência no país é um ótimo passo para ter essa referência. A dica é fazer trabalhos voluntários, onde você pratica o idioma, conhece pessoas, enriquece seu currículo e amplia seus contatos no mercado de trabalho.

Aceite também vagas temporárias ou uma vaga mais simples para conseguir chegar àquela que você almeja. Entrando na empresa, você terá chances de crescer e encontrar o emprego que busca muito mais rápido.

 

Invista em qualificação

Investir em treinamento é uma ótima maneira de ingressar no mercado de trabalho

Seja para uma vaga com qualificação menor ou para profissionais extremamente qualificados, o importante é não parar de melhorar. Uma boa comunicação é importante para qualquer vaga. Dedique-se a estudar em casa, participar das aulas, fazer os reforços oferecidos e acelerar seu aprendizado com filmes, livros e rodinhas de conversação do idioma local. Se isso você já domina e quer um emprego melhor, então, faça cursos extras. Muitos deles são oferecidos online e gratuitamente por Universidades ou presencialmente por associações. Pesquise todas as possibilidades e faça seu currículo se diferenciar no mercado de trabalho.

 

Confira também: 5 cuidados que estudar no exterior exige

To Top