6 segredos que ajudam a explicar o sucesso da cerveja Guinness - DPB Intercâmbio
Connect with us

6 segredos que ajudam a explicar o sucesso da cerveja Guinness

20150321082108000000-1

Gastronomia

6 segredos que ajudam a explicar o sucesso da cerveja Guinness

Todos os dias, o mundo bebe 10 milhões de copos de Guinness. Por ano, 1.8 bilhões de pints da cerveja típica da Irlanda são vendidas. O segredo do sucesso da bebida? Ninguém revela totalmente! Mas acompanhando o que dizem especialistas, cientistas e a própria cervejaria é possível entender melhor como a cerveja irlandesa conquistou paladares das mais diversas nacionalidades.

A receita, segundo a cervejaria, é simples. Eles usam, além de inspiração, ingredientes torrados, cevada maltada, lúpulo (uma planta europeia usada na fabricação de chope e cerveja), levedura e água. A cor escura, inclusive, é decorrente da cevada maltada torrada, preparada de forma semelhante a do grão de café.

Quem entende de cerveja, no entanto, garante que existem outros segredos por trás disso. Um dos visitantes da fábrica, que participou de uma excursão até a Guinness com um grupo da Conferência Europeia de Blogueiros de Cerveja, tem alguns palpites. Derek Springer é um dos colaboradores dessa tentativa de revelar o segredo da cerveja irlandesa.

 

Ingrediente secreto

guinness storehouse

Para Derek Springer, a Guinness mistura ácido lático para encorpar sua cerveja. Até por volta de 1800, muitas cervejarias usavam métodos diferentes para a fermentação da bebida. A Guinness pode ter sofrido influências e ter seguido a receita de não usar os fungos tradicionais. Mas a hipótese do especialista é que ácido láctico de qualidade alimentar seja usado no processo de acidificação.

 

Mistura com grãos separados

guinness storehouse

Os grãos são amassados e misturados separadamente para extrair a cor da cevada torrada e ressaltar o efeito do torrado. Isso, para o especialista, justifica-se pelo fato de que a pint de Guinness tem pouca adstringência.

 

Gravidade

A gravidade (termo usado por fabricantes de cerveja) teria sua participação no resultado final – para acentuar o sabor e para ampliar a produção. Boa parte dessa produção aconteceria com uma alta gravidade (pressão) que depois seria reduzida e diluída a uma baixa taxa de álcool por volume (o que chamam de ABV). Essa seria também uma forma de produzir mais cerveja em um espaço de fermentação menor.

guinness storehouse

Bolhas para baixo

Não é mágica nem percepção exclusiva de quem bebeu demais. Pesquisadores da Royal Society of Chemistry, em Londres, descobriram que as bolhas da Guinness sobem rapidamente no centro do copo, puxando o líquido envolvente e criam uma corrente de circulação (como acontece em um tornado), o que faz com que as bolhas afastadas sejam movidas para baixo. Para isso, foi usada uma câmera que ampliou o tamanho das bolhas em 1000%, o que permitiu ver o comportamento delas.

A informação, que já foi revelada ao mundo, mostra que a cerveja tem ainda esse diferencial.

Água para o colarinho

Água rica em carbonato, como a água de Dublin, costumava ser a aposta de muitos. O especialista Derek Springer acredita que, hoje, a cervejaria usa água altamente processada para adicionar os sais que deseja para fazer o colarinho.

A cervejaria afirma que o colarinho branco cremoso nasce da formação de bolhas de nitrogênio e do gás dióxido de carbono que aparecem quando a cerveja é servida.

O jeito de servir

Para beber uma boa Guinness também é preciso paciência. Se você pedir uma pint no pub e o garçom encher o copo e virar as costas, não se preocupe. Ele não esqueceu seu pedido. A cerveja precisa ser servida em duas partes e com muito cuidado. Em primeiro lugar, o copo deve estar limpo e seco. A Guinness deve ser despejada em 45 graus até que o copo esteja três quartos cheio. Aí é preciso aguardar um momento antes de encher o copo completamente ao topo. E a pint ficará pronta para beber com o colarinho branco e cremoso.

A cervejaria alerta ainda que, para um bom resultado em casa, a bebida deve gelar por pelo menos 3 horas e o conteúdo da lata deve ser despejado em um copo grande e em uma ação suave.

Continue Reading
You may also like...
To Top