7 passeios gratuitos para fazer em Berlim
Connect with us

7 passeios gratuitos para fazer em Berlim

o-que-fazer-gratis-berlim

Pra Onde Ir

7 passeios gratuitos para fazer em Berlim

Viajar por si só já é um prazer imenso. Agora, fazer isso gastando pouco (ou nada) soa como atingir o nirvana para viajantes e mochileiros. Pensando nisso, preparamos um roteiro com passeios gratuitos para você desfrutar do melhor de Berlim. A histórica capital alemã, Berlim, além de ser um dos dezesseis estados e a cidade mais populosa da Alemanha, ainda conta com diversas atrações para que seus visitantes conheçam mais afundo suas belezas e peculiaridades sem gastar um centavo sequer.

Juntamos nossas experiências de viagens mais algumas dicas lá do site gringo Lovintrends para montar esse listão aqui para vocês. Confere só os passeios gratuitos:

1 – Conheça  os restos históricos do Muro de Berlim

É quase impossível falar da capital alemã sem que automaticamente seja relacionada ao histórico muro que dividia a cidade de Berlim ao meio, afim de representar a divisão do mundo em duas partes, a República Federal da Alemanha (RFA – Capitalista) e a República Democrática Alemã (RDA – Socialista) durante a Guerra Fria. Bom, o muro veio a baixo em 1989, com uma grande celebração pelo país, mas parte dele continua de pé, relembrando o fato histórico.

A mais longa tira remanescente do Muro de Berlim é na galeria East Side, no bairro Mühlenstraße, com pouco mais de uma milha de comprimento.

2 – Aprecie a arte de rua berlinense

Isso foi inclusive tema de um post que publicamos no ano passado. A street art é muito presente na capital alemã, e um dos passeios gratuitos imperdíveis. Teve seu ápice justamente a partir da construção do Muro de Berlim em 1961, quando artistas expressavam sua frustração com o fato por meio da arte moderna que, no início, era restrita às paredes do monumento, mas depois se expandiu e espalhou por diversos cantos da cidade criando cenários incríveis que hoje fazem parte da paisagem urbana da cidade.

The Hackescher Markt e Rosenthaler Strasse são dois pontos bem bacanas da cidade para quem quer se encantar com essas paisagens.

3 – Visitar o Memorial do Holocausto em homenagem aos judeus assassinados na Europa

Outro fato impossível de não associar aos alemães quando se fala em Berlim. O nazismo e a tragédia do Holocausto, que foi o assassinato em massa de quase seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial feito pelo exército alemão, na época liderado por Adolf Hitler.

Esse é considerado o maior genocídio do século XX e tem nesse memorial, terminado em 2005 pelo arquiteto judeu Peter Eisenman, uma forma de saudar e homenagear os mortos nessa tragédia. O memorial conta com um pequeno museu subterrâneo que traz a história do Holocausto através de depoimentos, cartas e documentos das famílias que foram assassinadas, além de um enorme mural com o nome de todos os mortos na época.

4 – Veja a cidade do topo do Reichstag Dome

Casa do Bundestag, também conhecido como o governo alemão, o edifício conta com uma arquitetura magnífica e única onde, em seu topo, foi instalada uma cúpula de vidro que lhe permite ter uma visão privilegiada da cidade.

Tanto o acesso quanto o guia de áudio disponível para visitantes é gratuito, tudo que você tem a fazer é reservar seu lugar online antecipadamente através do visite.bundestag.de e apresentar sua confirmação impressa acompanhada de seu passaporte na portaria.

5 – Caminhe  pelo Memorial de Sachsenhausen

Este enorme jardim situado ao norte de Berlim foi um dos primeiros campos de concentração a serem construídos em território alemão por volta de 1936 durante a Segunda Guerra Mundial. Aberto ao público, este é um dos passeios gratuitos mais interessantes, que permite sua entrada no interior dos restos estruturais das câmaras de gás utilizadas na época e também veja os trilhos por onde as pessoas chegavam de trem para o que provavelmente seria um dos últimos momentos de suas vidas.

Os melhores hotéis e hostels de Berlim em um só link

6 – Passeie pelos mercados de rua de Berlim, o melhor dos passeios gratuitos

O passeio é gratuito, o rango não. Mas como todo mundo precisa comer em certo ponto da viagem, fica a dica de passeio pelo Markthalle, no bairro de Kreuzberg, que toda quinta-feira arma-se com um evento que reúne as principais iguarias das cozinhas de todo o mundo. Hambúrgueres, tacos, rolos de arroz, focaccia, entre outros, são os pratos servidos por lá. Mas já que está na Alemanha, seria interessante guardar um espacinho para um Pretzel ou um Currywurst, não é mesmo?

Outro ponto bem bacana para investir algumas horinhas do seu passeio é pelo Mauerpark, em Mitte, que vende de tudo, parece até aqueles mercados de Camden Town em Londres.  Por lá você vai encontrar desde barracas de comida a jogos de tabuleiro, mercado de pulgas, roupas, móveis, vinis, artesanato e até bicicletas.

Delícia: 10 comidas de rua que você precisa provar quando estiver na Europa

7 – Conheça o Brandenburg Gate

Tá certo que não se tem lá muito o que fazer por aqui, mas este monumento é um dos postais mais estimados e famosos da capital. Imponente e gigante, o Brandenburg Gate, construído no final do século XVIII, é um marco para a cidade e praticamente todas as visitas guiadas por Berlim passam por lá.

Ele fica bem próximo ao Memorial do Holocausto que citei anteriormente, então vale a passagem pelo caminho e as fotografias para recordação.

Gostou? Então confira também 7 atrações baratas ou gratuitas em Dublin

Publicitário de formação. Imigrante por opção. Viajante em movimento. Encontrou no DPB uma forma de unir as duas coisas que mais gosta, escrever e viajar. Divide sua vida entre carimbos novos no passaporte e documentos editados no word.

To Top