4 de Julho: o dia da independência americana - DPB Intercâmbio
Connect with us

4 de Julho: o dia da independência americana

Cultura

4 de Julho: o dia da independência americana

Sou fã de história. Essa era de longe uma das matérias que eu mais curtia na escola –  e ainda gosto de pesquisar e ficar por dentro de tudo o que acontece ao meu redor, temas do presente e passado. Sempre me perguntei porque o 4 de Julho é uma data tão simbólica e importante para os americanos. Após muita pesquisa, vou tentar explicar de forma simples e resumida e, se você quiser contribuir com o post, os comentários estão abertos para que possamos discutir o tema!

O início de tudo

Tudo começou em 1607. Naquele ano, um pequeno grupo de colonizadores fundou a primeira colônia inglesa permanente na América. Posteriormente, 13 outras colônias se espalharam pela costa Atlântica, todas elas sob o domínio do rei da Inglaterra e com mais de 2 milhões de colonizadores. No centro, Pensilvânia, New York, New Jersey e Delaware; no norte, Massachussetts, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut e no sul, Virginia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia.

boston-tea-party

Quando a Inglaterra resolveu cobrar impostos dos colonizadores, muitos se recusaram a comprar os produtos tributados, dando início então a uma grande revolta contra a Inglaterra. Um ato contra a cobrança de impostos, de grande importância em 1773, foi a Boston Tea Party, em Boston – Massachussetts, onde colonizadores, disfarçados de indíos, destruiram mais de 3 centenas de caixas de chá, retirando-as dos navios ingleses e jogadando-as ao mar. Várias leis intoleráveis impostas pela Coroa Inglesa, provocaram a convocação do primeiro Congresso Continental de Filadélfia, em 1774, pedindo ao Rei e ao Parlamento a revogação da legislação autoritária e igualdade de direitos aos colonizadores.

Tais revoltas dão início à Guerra da Independência, em 1775. Um ano depois, foi formulada a Declaração da Independência para proclamar a separação das 13 colônias americanas da Inglaterra. Escrita por uma comissão de 5 membros e liderada por Thomas Jefferson, foi promulgada em 4 de julho de 1776 na Filadélfia por delegados de todos os territórios.

A independência e o 4 de Julho

A Declaração dos Estados Unidos da América é inspirada nos ideais do iluminismo e defende a liberdade individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.

comemorações de 4 de Julho

A data de 4 de Julho é o mais importante feriado americano, celebrado com paradas, eventos esportivos e fogos de artifícios.

A bandeira americana é hasteada e decorações com fitas azuis, vermelhas e brancas são utilizadas em cerimônias públicas, expressando e demonstrando ao povo, não só o americano, como do mundo todo, o orgulho e o amor de seus nativos.

 

Se você quiser saber mais sobre os Estados Unidos, confira nossa página especial sobre o destino! 🙂

Publicitário de formação. Imigrante por opção. Viajante em movimento. Encontrou no DPB uma forma de unir as duas coisas que mais gosta, escrever e viajar. Divide sua vida entre carimbos novos no passaporte e documentos editados no word.

To Top