Acordo de Schengen: o que é e quais países fazem parte - DPB Intercâmbio
Connect with us

Acordo de Schengen: o que é e quais países fazem parte

Essencial

Acordo de Schengen: o que é e quais países fazem parte

Se você está planejando uma viagem para a Europa, precisa saber o que é o Acordo de Schengen. Trata-se de um tratado assinado em 1985, numa pequena cidade de Luxemburgo, chamada Schengen – daí o nome -, com o principal objetivo de criar uma área sem fronteiras, permitindo livre circulação de pessoas entre os países que fazem parte. Os primeiros países a assinarem o tratado foram Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e França, que pretendiam abolir as fronteiras para os moradores dessa região.

Países

Atualmente, 26 países fazem parte do Acordo de Schengen. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Malta, Noruega, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Existem países que fazem parte da União Europeia mas que não estão no tratado, e outros que fazem parte do Acordo de Schengen mas que não participam da União Europeia. Há ainda países como Romênia, Croácia, Bulgária e Chipre que estão em processo de adesão ao acordo.

acordo-schengen

Seguro de saúde

Se por um lado o acordo facilita a circulação dos cidadãos daqueles países, por outro ele pode tornar mais rígidas as exigências para quem vem de fora. Ao entrar na área do Acordo de Schengen, viajantes de fora do tratado podem ser questionados com relação ao seguro saúde de viagem. A exigência do seguro saúde para a área de Schengen é bastante específica, devendo oferecer cobertura mínima no valor de 30 mil euros. O seguro é válido para toda a área do acordo. Se você está planejando uma viagem para a região, entre em contato com agências de viagem e pesquise sobre o valor deste tipo de seguro.

Passaporte

Para viajar pela área você deve ter também passaporte válido por pelo menos três meses depois da data em que retornará ao seu país de origem (ou seja, se você vai voltar para o Brasil em agosto de 2016, seu passaporte deve ser válido até, pelo menos, novembro de 2016); e que tenha sido emitido nos últimos dez anos.

Ao entrar na área do Acordo de Schengen, você pode ainda ser questionado à respeito de acomodação. Para evitar problemas, tenha sempre com você comprovantes referentes à hosteis, hotéis ou uma carta de referência e endereço caso vá ficar hospedado em casa de amigos, parentes ou conhecidos. A passagem de volta para o seu país também pode ser solicitada pelo fiscal da imigração.

Brasileiros podem ficam até 90 dias circulando pelos países da area do acordo sem necessidade de visto.

Carolina tem diploma de jornalista e sonho de ser escritora. Gosta de conhecer lugares e pessoas. Um dia pensou em se encontrar, mas já desistiu dessa loucura. www.carolbtr.com

To Top