Canadá ou EUA: o que é melhor para estudar no exterior?
Connect with us

Canadá ou EUA: o que é melhor para estudar no exterior?

canada-ou-eua-o-que-e-melhor-para-estudo-no-exterior

Intercâmbio

Canadá ou EUA: o que é melhor para estudar no exterior?

Estudar em um país de cultura e língua diferentes é uma excelente oportunidade para alavancar suas possibilidades profissionais, além, é claro, de melhorar seus conhecimentos e fluência no idioma. Escolher o destino certo está diretamente ligado às suas preferências e objetivos, de modo que você possa aproveitar – e, aprender, claro – ao máximo! Assim, antes de tudo, é importante fazer um bom planejamento, pesquisar muito os custos, os estilos de vida e as possibilidades de trabalho em cada um desses países.

Os Estados Unidos e o Canadá são dois destinos muito procurados por estudantes universitários e graduados em busca de aprimoramento pessoal e profissional. Cada país, com suas características e peculiaridades, lhe proporcionará experiências enriquecedoras e únicas. Mas como escolher o melhor destino? Continue a leitura e acompanhe nossas dicas!

Opções para estudar no exterior

Os Estados Unidos possuem as maiores e melhores universidades do mundo. Harvard, Standford, Columbia e o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, estão entre os destinos mais cobiçados por universitários e candidatos a cursos de pós-graduação ao redor do mundo. O Canadá também conta com excelentes centros de pesquisa, como as universidades de Toronto, de Ottawa e de Montreal, que recebem estudantes estrangeiros regularmente. Tendo em vista que cada uma conta com um processo seletivo específico, vale a pena acompanhar nas redes sociais as agências que cuidam desses processos.

Estilo de vida e lazer 

Com inúmeras possibilidades de entretenimento, os Estados Unidos vão lhe proporcionar uma intensa programação cultural, a depender da cidade escolhida. Se você optar por um intercâmbio no Canadá, terá a opção de aprender novos esportes, como o snowboard, que surgiram para que as pessoas pudessem aproveitar o frio do inverno de lá ao ar livre. Mas existem outras opções além dos esportes de inverno: você poderá frequentar baladas, fazer passeios e entrar em contato com as belíssimas paisagens do país. Enfim, qualidade de vida é o que estará à sua espera, em ambos os países!

Idioma

Se você quiser viver em um ambiente multicultural, no qual há diversidade de línguas e costumes, o Canadá será uma excelente opção. Você poderá fazer imersão em duas línguas estrangeiras: o inglês e o francês, já que estes são os idiomas oficiais do país. Ainda que os Estados Unidos não sejam um país com duas línguas oficiais, o contato diário com o inglês e com hábitos culturais bem diferentes dos nossos será enriquecedor!

Oportunidades de trabalho

Nos Estados Unidos existe a possibilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, mas isso vai depender do tipo de visto que você conseguir. Se você tirar o visto J-1, por exemplo, poderá estudar e realizar pesquisas em um programa acadêmico, mas não poderá trabalhar em uma empresa. Já o Canadá constantemente oferece oportunidades de trabalho, fato que pode ampliar suas oportunidades de permanência no país e, acima de tudo, de  incrementar seu currículo.

O visto de estudante

Se você pretende trabalhar e estudar e gostaria de ir para os EUA, fique atento ao tipo de visto necessário. Reúna todas as informações que puder a respeito. Além disso, existem diferenças na retirada de visto para os Estados Unidos e para o Canadá. A documentação é extensa, deve ser preparada com antecedência e entregue dentro do prazo. Feito isso, informe-se sobre os próximos passos e aguarde a entrevista para completar o processo de retirada do visto.

Enfim, Canadá ou EUA?

Antes de decidir qual o melhor destino para você, ou seja, aquele que melhor corresponde a seus objetivos e expectativas, pesquise bastante. Leia depoimentos na internet, pesquise empresas especializadas em oferecer intercâmbio, compare preços e vantagens oferecidos. Lembre-se: a experiência de estudar no exterior será uma ótima oportunidade não só para seu currículo, mas também de vivência e crescimento pessoal!

E para você, qual é o melhor destino para estudar no exterior? Deixe seu comentário!

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top