Carteira de habilitação emitida pela Irlanda é obrigatória após 12 meses morando no país - DPB Intercâmbio
Connect with us

Carteira de habilitação emitida pela Irlanda é obrigatória após 12 meses morando no país

20150325172333000000-1

Documentos

Carteira de habilitação emitida pela Irlanda é obrigatória após 12 meses morando no país

Dirigir na “contramão”, ou na mão inglesa, assusta algumas pessoas e deixa outras cheias de vontade de experimentar um trânsito diferente. Não apenas o sentido das ruas muda, mas a sinalização nem sempre é universal e o volante do carro fica do outro lado! Quem se aventura, porém, sai na frente em muitas situações de emprego, onde saber dirigir é indispensável, e até mesmo nas viagens em grupos, quando surge a possibilidade de alugar carros para os passeios. Mas para dirigir dentro da lei é preciso ficar atento – a carteira de habilitação brasileira, e até mesmo a carteira internacional, só é considerada por 12 meses. Se você estiver morando no país há mais tempo, precisará completar todo o processo exigido por lei para tirar uma nova habilitação. É bastante parecido com o do Brasil. Então, prepara o bolso, tenha paciência e recomece a aprender a dirigir, dessa vez, como os irlandeses.

 

Teste teórico

O teste teórico foi introduzido na Irlanda em 2001, antes disso os motoristas não eram obrigados a provar seus conhecimentos sobre a legislação de trânsito. Esse teste permitirá que o motorista consiga sua habilitação provisória Learner (aprendiz).

O conteúdo para a prova está disponível em livro (18 euros) e CD (22 euros), para que os alunos possam fazer simulações do teste. Existe até um aplicativo para celular e um portal para ajudar nesse primeiro passo para o documento. O teste, em inglês (ou irlandês para os nativos que preferirem) aborda assuntos relacionados à legislação das rodovias, questões para avaliar percepção de risco, conscientização no trânsito, condução ecológica e bom comportamento. Assim como no Brasil, existem diferentes testes de acordo com cada categoria – caminhão ou carro, por exemplo.

A prova custa 45 euros. São 40 questões no total e o candidato precisa acertar pelo menos 35 delas.

 

Na prática

Depois de ser aprovado no teste teórico e fazer o exame de visão, uma carteira provisória é emitida. O custo para emissão da Learner é de 35 euros. A carteira tem validade de dois anos. Isso significa que a pessoa já pode dirigir na Irlanda, mas sempre deve ter um motorista habilitado há mais de dois anos ao seu lado e a letra “L” em evidência no carro dirigido por ela. O símbolo é um aviso de que o motorista está aprendendo a dirigir. Quem tem a carteira Learner não pode transportar outros passageiros no veículo que estiver dirigindo, nem pegar rodovias rápidas.

 

Prova final

O teste de direção será aplicado para que o motorista receba sua carteira de habilitação irlandesa. Esse teste só pode ser feito depois de completadas 12 aulas práticas com as escolas de formação de motoristas, o que custa aproximadamente 300 euros, e ter se passado pelo menos seis meses da emissão da carteira provisória (Learner). Quem já tem habilitação válida em outro país (como no Brasil) não precisa esperar, apenas cumprir as aulas práticas de direção. No entanto, é preciso comprovar isso com uma carta da autoridade responsável pela emissão do documento.

Conhecimento teórico também será cobrado no teste de direção. Algumas perguntas orais são feitas ao longo da prova prática. Entender como funciona o carro é importante para demonstrar conhecimento técnico quando o instrutor fizer os questionamentos relacionado a isso. Quem precisar, pode solicitar um intérprete para traduzir as perguntas.

A prova prática pode ser feita com o seu carro particular, desde que a documentação esteja em dia e o veículo siga as exigências mínimas para o teste. Outra opção é um carro alugado para a prova (custa cerca de 90 euros). O valor da prova é de 85 euros e pode ser marcada pela Internet.

Quando aprovado, o motorista recebe um certificado de competência que é válido por dois anos. Por esse período, o motorista tem a habilitação que permite transportar passageiros e dirigir sem supervisão de outro motorista habilitado. No entanto, ainda é preciso exibir no carro a letra N, referente a “newly qualified novice drivers”condutor recém formado.

Continue Reading
You may also like...
To Top