Como fazer intercâmbio sem sair do orçamento?
Connect with us

Como fazer intercâmbio sem sair do orçamento?

Intercâmbio

Como fazer intercâmbio sem sair do orçamento?

Um intercâmbio no exterior pode parecer um sonho distante para muitos estudantes e jovens profissionais, devido aos custos de uma viagem desse porte. Fazer intercâmbio sem acabar com as economias é um enigma que parece não ter solução, mas felizmente temos notícias animadoras! O segredo para realizar a viagem dos sonhos com tranquilidade e sem encarar dificuldades financeiras é diminuir custos. Com maior qualidade de vida nos países estrangeiros é possível viver de maneira mais simples e investir no que realmente interessa: a sua educação. Confira as dicas deste post e aprenda como fazer intercâmbio sem apertar o orçamento!

Planeje a sua viagem

Para economizar no seu intercâmbio, é fundamental planejar a viagem com antecedência. Dessa maneira você consegue melhores tarifas nas passagens aéreas e poupar bastante.

No caso de cursos de curta duração, identifique quais são os períodos de baixa temporada — em que os custos no destino serão mais baixos. Converse com o seu agente de intercâmbio ou com amigos que já viveram essa experiência para receber dicas valiosas.

Se hospede com economia

São várias as opções de hospedagem para estudantes de intercâmbio. Você pode ficar em casa de família, alojamentos estudantis ou até mesmo em albergues. Analise cuidadosamente os custos de cada um, e caso prefira ter um apartamento pra chamar de seu, considere a possibilidade de dividir as despesas com um amigo ou colega de curso. Você não terá tanta privacidade, mas em compensação economizará bastante.

Locomova-se sem gastar muito

Em algumas cidades como Londres, o custo do transporte público é bem alto. Portanto, nesses destinos é fundamental que você encontre uma opção de acomodação próxima da escola ou pense em meios alternativos de transporte, como a bicicleta.

Em outros, usar o metrô ou ônibus é barato e confortável. De qualquer maneira, esqueça táxi e Uber: os euros, libras ou dólares economizados poderão fazer diferença no seu orçamento mensal.

Economize nas refeições

Ir a um restaurante ou pedir uma telentrega pode ser bastante confortável, mas o peso no bolso é inegável. Por isso, ao fazer um intercâmbio no exterior é fundamental que você possa se virar sozinho na cozinha.

Visite os supermercados da região, identifique os ingredientes mais baratos, e mãos à massa! Se quiser economizar mais ainda, faça refeições com seus amigos e colegas para dividir os custos.

Como fazer intercâmbio e ganhar descontos

Antes mesmo de embarcar para o intercâmbio providencie a sua Carteira Internacional de Estudante (também conhecida como ISIC). Com ela você pode garantir descontos significativos em atrações culturais, museus, albergues e até restaurantes. Seu bolso agradece!

Saiba lidar com o dinheiro durante o intercâmbio

É fundamental que você use o seu dinheiro com sabedoria durante o intercâmbio. E isso significa não só reduzir os gastos, mas também ter cuidado com o uso de cartões de crédito e outros serviços bancários para evitar taxas abusivas.

Por isso, delimite o seu orçamento mensal e faça um único saque para fugir dos encargos dos terminais eletrônicos. Os cartões de crédito internacionais, por sua vez, possuem taxas altas e impostos para uso no exterior, portanto, só os utilize em caso de urgência.

Agora que você sabe como fazer intercâmbio sem apertar o orçamento, confira mais um de nossos posts e conheça 12 maneiras de viajar de graça, ou quase!

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top