Como lidar com a saudade no intercâmbio? Descubra aqui! - DPB Intercâmbio
Connect with us

Como lidar com a saudade no intercâmbio? Descubra aqui!

como-lidar-saudade-intercambio

Intercâmbio

Como lidar com a saudade no intercâmbio? Descubra aqui!

Desembarcar em um país de cultura e idioma totalmente diferente do seu pode ser assustador e requer equilíbrio emocional para que o objetivo da viagem seja cumprido. A saudade, por exemplo, pode ser um grande obstáculo durante o intercâmbio. Pensando nisso, destacamos aqui algumas dicas importantes para que você saiba como lidar com a saudade e aproveite cada momento de sua estadia. Confira!

 

Foque no seu objetivo e esqueça por um momento da vida em seu país

Seja para um curso de inglês ou para um programa de graduação ou especialização, entre de cabeça e faça acontecer. Seja qual for o tempo de duração do seu intercâmbio, estude, pratique, compartilhe ideias e sugestões com o grupo e traga na bagagem muito conhecimento quando voltar ao seu país.

Para que isso seja possível tente deixar de lado sua vida no seu país, apenas durante esse período. Você poderá curtir os momentos em família novamente quando estiver de volta, mas o momento do intercâmbio é para absorção de cultura e conhecimento. Não perca essa oportunidade.

 

Saia da toca e descubra o mundo

Você tem um país novo a ser explorado, cheio de costumes diferentes dos seus, então, para que ficar trancafiado dentro do quarto navegando nas redes sociais?

Aproveite cada momento livre, para conhecer um novo local, seja uma praia, um parque ou até mesmo uma pracinha no centro da cidade. Estes lugares são ideais para observar a rotina de um país desconhecido e, quem sabe, fazer novos amigos.

 

Monte a sua turma e amplie sua rede

A probabilidade de você estar com alguém conhecido em seu intercâmbio é quase nula e essa é a sua chance de aumentar a rede de contatos.

Aproxime-se das pessoas, até porque elas também estarão em situação parecida com a sua. Chame-os para um café no final do dia, um almoço ou para um fim de semana em uma cidade vizinha.

As escolas são preparadas e apresentam semanalmente uma série de atividades para fazer em grupo. Aproveite-as e não fique sozinho. Quem sabe você não volta para a casa já com planos para visitar o novo amigo em outro destino.

 

Aproveite a tecnologia e saiba como lidar com a saudade

A saudade da família vai apertar, não tenha dúvidas. Mas as redes sociais, aplicativos e softwares de mensagem instantânea estão aí para reduzir a distância. Você poderá enviar fotos em tempo real de lugares onde está e de coisas interessantes que está vendo, mas não abuse desta facilidade, só assim a imersão na cultura local será completa.

O ideal é ter um horário estipulado para o contato com os pais, irmãos ou namorado (a). Uma boa ideia seria ter um horário marcado sempre no final do dia, depois do jantar, um pouco antes de dormir, mas não se esqueça de verificar o fuso horário para que ninguém seja prejudicado.

 

Guarde as boas lembranças e experiências

Seja em fotos, souvenires ou bilhetes de metrô usados, guarde as lembranças desse momento inesquecível. Afinal, quando você voltar para a casa será o momento de matar a saudade da família. Além de começar a sentir saudade do seu intercâmbio, da rotina e dos amigos que fez enquanto esteve fora. Aproveite o máximo e leve sempre em consideração as coisas boas que você está vivendo nesta experiência.

Saber lidar com a saudade fará com que você fique preparado para o próximo compromisso internacional e quem sabe, sofra um pouco menos com a distância.

Gostou das dicas sobre como lidar com a saudade no intercâmbio? Compartilhe o que aprendeu hoje com os seus contatos nas redes sociais!

Angelo já subiu um vulcão na Indonésia, se perdeu entre campos de arroz do Vietnã (e de Ascurra) e cruzou a Índia de trem. Mora na Irlanda desde 2012 e já visitou quase 50 países. Além de viajante, também é fotógrafo, videomaker e um dos fundadores do DPB.

Click to comment
To Top