Como renovar o passaporte? Saiba aqui! - DPB Intercâmbio
Connect with us

Como renovar o passaporte? Saiba aqui!

renovar-passaporte

Utilidades

Como renovar o passaporte? Saiba aqui!

Se você é uma daquelas pessoas que sempre sonhou em reforçar seus aprendizados de língua inglesa tendo um contato direto e real com a língua, então, esse post é para você! Já sabe o porquê, não é? Isso mesmo, viajar para fora do país é sua opção! Porém, isso não se faz apenas embarcando em um avião e descendo em um país! Você já deve saber que é necessário um passaporte. Se você já tem um, precisa saber como renovar o passaporte.

Enfim, o objetivo deste post é mostrá-lo como fazer essa renovação. Vamos aproveitar também para passar algumas dicas de como você pode se planejar para que este documento não seja um empecilho em sua viagem.

 

Onde o passaporte é uma exigência?

renovar-passaporte

O passaporte é um documento exigido em viagens internacionais para países que não fazem parte do Mercosul, ou seja, países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Nesses países, você pode apenas apresentar seu documento de identidade, desde que emitido dentro dos últimos 10 anos.

Já o passaporte, que é o assunto que nos interessa aqui, é exigência em todos os outros países que não fazem parte desse eixo. E é fora desse eixo que estão os países que falam língua inglesa. Portanto, é onde estão suas oportunidades de reforçar seus aprendizados, procurar por dar continuidade em seus estudos e na sua carreira. Portanto, é preciso ter atenção com as datas de validade deste documento.

Qual o prazo de validade de um passaporte?

Entenda, passaporte não é mais um documento renovável, por isso, quando o seu vence, você precisa solicitar um novo. Você deve emitir um novo documento seguindo, praticamente, o mesmo caminho de quando você fez o seu primeiro passaporte.

O passaporte brasileiro, antes de 2016, tinha validade de 5 anos e a nova versão, padronizada de acordo com as exigências da ICAO (International Civil Aviation Organization ou Organização da Aviação Civil Internacional), tem duração de 10 anos. Então, se você fez ou renovou pela última vez seu passaporte antes de 2016, você precisa ficar atento aos prazos, pois esses não tiveram suas datas prorrogadas, continuam valendo por 5 anos.

Uma informação importante quanto à validade é que o passaporte não precisa estar vencido para que você o renove. Uma nova emissão pode ser feita caso a pessoa precise de um prazo maior do que o atual em seu documento.

Por exemplo: você vai viajar a trabalho ou fará uma pós-graduação e precisa de pelo menos 2 anos, mas seu passaporte vence em 6 meses, então você precisa renová-lo para que ele não vença no período em que você estiver fora! E se isso acontecer, não perca nossas dicas abaixo para não ter problemas maiores.

 

Onde e como solicitar a renovação do passaporte?

renovar-passaporte-1

Como vimos, nos moldes atuais, não se usa mais o termo renovar, pois, agora, devemos solicitar um novo documento. Por isso, você precisa levar toda a documentação novamente. Vamos falar mais sobre ela no próximo tópico.

No site da polícia federal (PF) você preencherá um formulário eletrônico, do qual será gerada uma GRU (Guia de Recolhimento da União) que deverá ser paga e apresentada entre os documentos obrigatórios. Apenas após o pagamento da GRU, o agendamento de um horário e de um local para se apresentar será liberado.

Um conselho: escolha o local mais próximo de sua cidade, pois nem todas as cidades possuem sedes da PF e você precisará se deslocar até o local mais de uma vez. Uma para levar a documentação e outra para retirada do passaporte.

 

Quais documentos são solicitados na renovação?

Os documentos que deverão ser apresentados no dia, horário e local marcado, são os mesmos apresentados quando você solicitou seu primeiro documento, vamos à lista:

  • Documento de Identidade;
  • Título de eleitor;
  • Quitação com o serviço militar obrigatório;
  • Certificado de naturalização (para naturalizados);
  • Comprovante de pagamento da GRU;
  • CPF;
  • Passaporte anterior (quando houver).

Agora, você precisa levar esses documentos em suas vias originais até a sede da PF escolhida no ato do preenchimento da ficha eletrônica. E lá, o que acontece? É o que veremos no próximo tópico.

 

Quais são as etapas para renovar o passaporte?

Depois de preencher a ficha eletrônica no site da Polícia Federal, emitir e pagar a GRU e ir até o local marcado, eles te chamarão pelo seu nome e você deverá apresentar a documentação descrita acima. Eles solicitarão suas digitais e tirarão uma foto para o novo passaporte.

Não se esqueça de levar seu antigo passaporte para que vistos ainda válidos sejam renovados no novo documento. No mesmo dia eles te devolverão seu passaporte anterior e a folha de confirmação de pagamento assinada e carimbada. Também será informada a data para que você possa retirar o documento pronto.

 

Quais cuidados são necessários na solicitação?

Aqui, vamos destacar algumas dicas para que não haja problemas no preenchimento do formulário eletrônico.

  • Local de nascimento é diferente de local de residência.
  • Alterações no nome por conta de casamento ou divórcio devem ser comprovados com a certidão original.
  • Caso o nome foi alterado judicialmente, a certidão de nascimento deve ser apresentada.

Essas certidões deverão conter as alterações anotadas e devidamente comprovadas. Tenha cuidado quanto a essas informações, pois qualquer erro de documentação acarretará na necessidade de se fazer uma nova solicitação.

 

Como renovar o passaporte fora do Brasil?

para renovar o passaporte no exterior você deve se dirigir ao consulado brasileiro

Caso você esteja com seu passaporte para vencer ou vencido e já está fora do Brasil ou quer saber o que fazer caso perca seu passaporte durante a estadia em outro país, seguem algumas dicas:

  • Para o preenchimento tenha seus documentos em mãos.
  • Imprima e assine o recibo de Entrega de Requerimento (RER).
  • Tenha uma via original da foto que você usou para upload (verifique os padrões da ICAO)

Por fim, leve o RER e os documentos em suas vias originais até o Consulado Brasileiro em que sua solicitação está sendo processada, entregue-os ao Agente Consular que confirmará seu pedido e indicará os pagamentos necessários. Atenção, cada Consulado pode ter uma forma de trabalho, por isso, consulte antes o de sua escolha e se informe.

Muitas modificações vêm acontecendo nos últimos anos e por isso, é preciso ter atenção e procurar por informações confiáveis de como renovar o passaporte. Você não quer estragar seus planos por conta disso, não é? Algumas dessas alterações acontecem no formulário de solicitação do passaporte, não faça o preenchimento de forma automática, leia com atenção as instruções e sempre confira se os dados estão corretos.

Agora que você sabe como renovar o passaporte, fique atento quanto ao tempo de espera para emissão do documento, pois ele pode variar de acordo com o número de solicitações e da época do ano.

Na alta temporada são maiores os números de solicitações e, por isso, você pode ter que esperar mais para ter o documento em mãos. Não deixe para a última hora, fique atento quanto as datas e sempre procure antecipar o processo de emissão do passaporte.

 

Gostou de saber como renovar o passaporte de maneira prática? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top