Como se preparar para uma entrevista de trabalho em Dublin - DPB Intercâmbio
Connect with us

Como se preparar para uma entrevista de trabalho em Dublin

20140310003806000000-1

Trabalho

Como se preparar para uma entrevista de trabalho em Dublin


Foto: Shutterstock

Independente de seu objetivo na grandiosa Ilha Esmeralda (aprender inglês, fazer dinheiro, encontrar o amor da sua vida ou desvendar os mistérios do mundo), ter um emprego durante o intercâmbio é uma experiência muito valiosa. Além de colocar em prática o que você está estudando na escola e ter contato com pessoas novas e de culturas diferentes, a recompensa financeira pode ser muito motivadora.

Currículos distribuídos, contatos feitos…e então chega a tão esperada ligação: “Parabéns, você foi selecionado para uma entrevista com nosso gerente”. Excelente. E agora, como proceder?

Pensando nisso, nós reunimos aqui 5 dicas básicas que irão ajudá-lo e muito a se preparar para a hora do cara a cara com o seu possível novo employer. Respire fundo e vamos lá:

 

1. Ao receber uma ligação, peça as informações por e-mail

Quando estamos procurando um emprego, dificilmente gravamos o nome de todas as empresas e cargos para os quais nos candidatamos, certo? Então, por garantia, vale a pena pedir educadamente para a pessoa que entrou em contato com você lhe enviar um e-mail com o endereço e horário da entrevista – desta maneira, você também descobre como se escreve o nome da empresa (caso não tenha entendido muito bem pelo telefone) e consegue pesquisar nos seus arquivos os requisitos dessa vaga em específico que você se candidatou.

 

2. Pesquise sobre a empresa

Com o nome da companhia em mãos, procure fazer uma rápida pesquisa na internet sobre a empresa, seus produtos e, se possível, alguma notícia recente relacionada ao seu nome. Isso tudo lhe dará uma base maior para conversar com seu entrevistador e demonstrará que você realmente tem interesse na posição que ele está oferecendo. Lembre-se que existem muitas outras pessoas concorrendo por essa vaga e essa é uma chance de você se destacar.

3. Pratique suas respostas

Sabe aquelas perguntinhas que são até motivo de piada? “Por que você escolheu trabalhar aqui? Quais são seus objetivos dentro da empresa? Por que você acha que você é a pessoa certa para a vaga?”. Sim, elas também acontecem por aqui. Sendo assim, reúna seus flatmates ou chame aquele seu amigo gringo para tomar um café e tente praticar algumas respostas com eles, focando não só no conteúdo mas também no inglês em si.

 

4. Estude inglês

Por falar em inglês, não podemos esquecê-lo. Não importa se você está no beginner ou no advanced, dê uma revisada naquelas palavras que são essenciais para o tipo de serviço que você pretende realizar. Pode parecer besteira, mas depois de algum tempo sem praticar, é muito fácil esquecer o nome dos objetos de casa, produtos de limpeza, etc. Vá preparado!

 

5. Prepare sua viagem

Quando dizemos viagem, nos referimos ao trajeto de sua casa para o trabalho. Se você mora em Dublin 7 e precisa chegar em Dublin 24, não se esqueça de verificar o ônibus certo e seus horários com antecedência. Se possível, grave o mapa das proximidades no seu celular ou imprima para não ficar perdido (e nervoso) à toa.

 

No mais, escolha bem as suas roupas, revise o seu currículo e fique tranquilo: você está preparado. Boa sorte!

 

Texto por Gustavo Mariano

Continue Reading
You may also like...
To Top