Como tirar o passaporte - DPB Intercâmbio
Connect with us

Como tirar o passaporte

novo-passaporte

Documentos

Como tirar o passaporte

O passaporte é o principal documento para quem vai viajar para outro país. Com exceção dos países associados ao Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Suriname), onde brasileiros podem entrar apresentando somente a cédula de identidade, para os outros lugares o passaporte é um documento essencial. E, se você pretende fazer as malas em breve mas ainda não tem o seu, coloque tirar o passaporte na sua lista de coisas urgentes a fazer. É importante planejar com antecedência a retirada do documento, já que o processo necessita de agendamento prévio e leva alguns dias até a finalização.

A solicitação do passaporte é feita pelo site da Polícia Federal. Para preencher a ficha de solicitação, é importante ter em mãos seu RG, CPF e título de eleitor, ou ter em mente os dados destes e demais documentos, como certificado de alistamento militar, no caso dos homens.

Passo a passo para tirar o passaporte brasileiro:

1 – Acesse o site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br) e selecione a opção Requerer Passaporte.

2 – Preencha a ficha de solicitação com os dados.

3 – Após preencher o formulário com todos os seus dados pessoais, você escolherá a cidade de retirada do seu passaporte, na tela abaixo:

A partir desta tela, será feito um agendamento, com a data e o horário em que você deve comparecer ao prédio da Polícia Federal da cidade escolhida, portando todos os seus documentos, para registro da foto e das impressões digitais.

 

4 – Depois do envio de todos os seus dados, será gerada a GRU (Guia de Recolhimento da União), um boleto no valor atual de R$ 257,25, que deve ser pago dentro da data de validade. O valor da taxa é sujeito a reajustes.

 

5 – No dia e horário marcados, compareça ao prédio da Polícia Federal com o comprovante de pagamento do GRU e os seguintes documentos originais:

  • Documento de identidade (para menores de 12 anos, pode ser a certidão de nascimento).

  • CPF, caso o número desse documento não conste na identidade. Se a pessoa for menor de 18 anos, é preciso levar o CPF do responsável.

  •  Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa da última eleição (nos dois turnos). Caso você não os tenha, entre no site do Tribunal Superior Eleitoral e imprima a Certidão de quitação eleitoral.

  • Certificado de alistamento militar – para homens de 19 a 45 anos.

  • Certificado de naturalização – apenas para naturalizados brasileiros.

  • Se tiver passaporte anterior, é preciso levá-lo (esteja ou não válido).

6 – Na etapa final para tirar o passaporte, no prédio da Polícia Federal, você apresentará os documentos, e terá sua foto e impressões digitais dos dez dedos registradas. Ao final do processo, você receberá um protocolo com a data de retirada do documento.

Normalmente, o prazo para voltar lá para buscar o documento é de uma semana. Caso o passaporte fique pronto antes do prazo estipulado no protocolo, você será informado por e-mail.

7 – Você deve comparecer pessoalmente ao prédio da Polícia Federal para retirar seu passaporte. Não se esqueça de levar o protocolo ou documento de identidade.

O prazo de retirada do documento é de 90 dias. Após isso, ele é cancelado. A validade do passaporte é de até dez anos.

Leia mais: Os melhores países para fazer intercâmbio

Carolina tem diploma de jornalista e sonho de ser escritora. Gosta de conhecer lugares e pessoas. Um dia pensou em se encontrar, mas já desistiu dessa loucura. www.carolbtr.com

To Top