Como tirar sua Carteira de Habilitação Internacional - DPB Intercâmbio
Connect with us

Como tirar sua Carteira de Habilitação Internacional

carteira_internacional_dublin_CNH-1

Documentos

Como tirar sua Carteira de Habilitação Internacional

A Carteira de Habilitação Internacional (CHI) ou Permissão Internacional para Dirigir (PID), é um documento de identidade que funciona como a CNH. Este documento é válido e pode ser apresentado em mais de 100 países. Porém, ele não substitui sua habilitação brasileira, ou seja, no Brasil você deve sempre trafegar portando sua CNH.

A carteira internacional foi criada para facilitar ao máximo a aproximação de um sistema de trânsito mundial padrão. O modelo deste documento segue a padronização estabelecida na Convenção de Viena, firmada em 08 de novembro de 1968 e promulgada pelo Decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981.

 

O que fazer para obter o documento?

Para obter uma CHI, é necessário que o condutor possua CNH vigente – este documento não será fornecido a condutores que possuam apenas a Autorização para Conduzir veículo Ciclomotor.

Ele pode ser requisitado em qualquer um dos órgãos e entidades executivos de trânsito do Brasil. Dessa forma, o preço para a expedição do documento varia de um local para o outro, pois ele é estabelecido pelos mesmos.

O prazo de validade da Permissão Internacional para Dirigir, a categoria da habilitação e as restrições médicas serão os mesmos informados na sua CNH.

A CHI não é renovável. Ao vencer, deve-se iniciar um novo processo para emissão de uma nova. O prazo de emissão da Carteira varia de 1 a 5 dias, dependendo do local onde for solicitado.

Na Irlanda e em outros 130 países – que firmaram acordo na convenção de Viena – você consegue dirigir usando apenas sua CNH. Mas em grande parte da Europa a CHI é obrigatória, inclusive em alguns países do Mercosul.

 

Confira a lista de países onde a PID/CHI é, oficialmente obrigatória:

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuwait, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro-Africana, Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

Então se você está planejando sua viagem internacional, vale muito a pena requerer a sua, em uma breve pesquisa na internet, pude constar o valor mínimo de R$75 pelo documento.

 

Documentos necessários para a emissão da Carteira de Habilitação Internacional:

– Cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro do prazo de validade;

– Cópia da Carteira de Identidade (RG);

– Cópia do comprovante de endereço residencial no Brasil.

Você só precisa reunir os documentos acima e ir até uma auto-escola ou sede do Detran da sua cidade para requerer sua CHI.

Continue Reading
You may also like...

Publicitário de formação. Imigrante por opção. Viajante em movimento. Encontrou no DPB uma forma de unir as duas coisas que mais gosta, escrever e viajar. Divide sua vida entre carimbos novos no passaporte e documentos editados no word.

To Top