Confira dicas para evitar os incômodos do jet lag - DPB Intercâmbio
Connect with us

Confira dicas para evitar os incômodos do jet lag

jet-lag

Utilidades

Confira dicas para evitar os incômodos do jet lag

 Viagens longas de avião podem ter um efeito bastante incômodo no nosso organismo: o jet lag. Cansaço e problemas para dormir são só alguns dos sintomas, que, se não tratados, podem acabar arruinando os primeiros dias da sua viagem. O site Travel and Leisure trouxe uma lista de dicas que podem ser úteis para você evitar o incômodo e aproveitar sua viagem desde o primeiro minuto. Confira abaixo.

Por que temos jet lag?

Nosso organismo trabalha, normalmente, de acordo com a rotação da terra, obedecendo a um ciclo de 24 horas, durante as quais nós sentimos sono, dormimos, acordamos, nos alimentamos, e tudo se repete. O mecanismo que rege esse ciclo é conhecido como ritmo cicardiano, que depende de hormônios para funcionar perfeitamente e pode ser influenciado por fatores externos como a luz. Quando viajamos de avião, normalmente, quebramos o ciclo de 24 horas, interferindo no ritmo cicardiano. É como se nosso relógio interior ficasse todo bagunçado, e isso gera alguns efeitos negativos, como insônia e sonolência, dores de cabeça, enjoos e problemas digestivos e intestinais. É possível prevenir e tratar esses incômodos com as dicas a seguir.

 

Consuma vitaminas B-12 e D

A vitamina B-12 é uma forma natural de te manter atento e cheio de energia, sem os efeitos colaterais das bebidas energéticas. Essa vitamina é encontrada em ostras, mariscos, salmão, truta e bife de fígado. A vitamina D regula os níveis de melatonina, hormônio que prepara nosso corpo para o sono. Para adquirí-la, precisamos tomar banhos de sol.

 

Evite café e álcool

Tanto o café quanto as bebidas alcoólicas causam desidratação, piorando os efeitos do jet lag. Além disso, são estimulantes que podem bagunçar ainda mais o seu metabolismo nesta fase delicada.

 

Hidrate-se

Antes, durante e depois do voo, beba muita água. A água faz nosso organismo funcionar melhor e ajuda a regular o metabolismo.

 

Controle a luz

Durante o voo, tente controlar a quantidade de luz artificial que você recebe. Use máscaras de dormir ou óculos de sol dentro do avião, e procure ter acesso à luz natural. Se você está viajando para o leste, abra as janelas e veja a luz da manhã. Se você vai para oeste, tente pegar os raios de sol da tarde.

 

Alongue-se

Viajar é estressante, e o estresse piora os sintomas do jet lag. Uma boa forma de relaxar seu corpo é alongando ou praticando yoga. Se você não sabe como fazer isso, existem vários canais do youtube que ensinam movimentos simples de alongamento. Massagem também pode ser eficiente, mas o alongamento é de graça!

Beba sucos naturais

Sucos de frutas frescas reidratam, repõem nutrientes e vitaminas, ajudando seu corpo a se recuperar mais rápido.

 

Tome melatonina

Tomar suplementos que contém esse hormônio meia hora antes de dormir vai ajudar seu corpo a retomar o ciclo natural de funcionamento.

Confira também sete dicas secretas dos funcionários do aeroporto para sua viagem

Carolina tem diploma de jornalista e sonho de ser escritora. Gosta de conhecer lugares e pessoas. Um dia pensou em se encontrar, mas já desistiu dessa loucura. www.carolbtr.com

To Top