O programa que te permite trabalhar em troca de hospedagem - DPB Intercâmbio
Connect with us

O programa que te permite trabalhar em troca de hospedagem

Workaway-5

Dicas de Viagem

O programa que te permite trabalhar em troca de hospedagem

Se você gosta de viagens longas e contato com a natureza, o Workaway pode ser o programa ideal. Trata-se de uma plataforma que conecta viajantes e anfitriões, permitindo trocar algumas horas de trabalho por hospedagem e alimentação.

A principal característica do programa é o tipo de trabalho oferecido: normalmente, as vagas são para realizar serviços em sítios, fazendas ou comunidades agrícolas. Tem de tudo um pouco: desde ensino de inglês para crianças em uma creche na zona rural do Vietnã até auxílio na produção de azeite de oliva em fazendas da Toscana, na Itália. No Brasil, há vagas para serviços de babá, ensino de idiomas, serviços gerais em fazendas, ajuda em hosteis e muito mais. Tem anfitriões que necessitam também de pequenas tarefas domésticas ou de serviços que requerem conhecimentos específicos, como ensino de línguas ou pequenos trabalhos de eletricista, por exemplo.

A prática é simples: os voluntários disponibilizam algumas horas (normalmente entre 4 e 5, cerca de 5 vezes por semana) do seu dia para ajudar em diversos tipos de afazeres. No resto do dia, o tempo é livre.

Atualmente, são mais de 20 mil anfitriões cadastrados, que oferecem vagas de trabalho em todos os cantos do mundo. Ao se cadastrar, o viajante paga uma taxa de 29 dólares para contas individuais e 38 para casais. Já os anfitriões fazem o cadastro gratuitamente.

Indicações

Este tipo de programa funciona bem para casais, já que muitas das tarefas podem ser divididas, e muitos anfitriões buscam exatamente esse tipo de voluntários. Muitas das vagas oferecidas são longe das cidades e, por isso, você pode ficar isolado por alguns dias, provavelmente convivendo com desconhecidos, caso esteja sozinho. É bom estar preparado.

É importante também conversar bem com o anfitrião antes de aceitar a oferta, para entender como funciona o trabalho e as condições. Há tarefas que exigem certo preparo físico, como ajuda em construções ou corte de lenha.

Vantagens

Além da hospedagem gratuita, muitas vezes você também terá refeições inclusas no programa, o que vai te poupar muito dinheiro. Nos dias livres, é possível explorar a região onde está hospedado, e nos dias de trabalho você provará uma experiência de imersão na cultura local, convivendo e participando do dia a dia dos moradores do lugar escolhido. Além disso, você desenvolverá novas habilidades relacionadas ao trabalho que irá realizar.

É um programa ideal para pessoas que estão naquela fase de reavaliação da vida pessoal e profissional: você pode acabar descobrindo aptidões que podem ser úteis na mudança de estilo de vida.

No perfil do Instagram @workawayinfo você pode conferir fotos de quem está participando do programa e conhecer um pouco mais da rotina em algumas das opções de trabalho disponíveis. Olha só:

Workaway-1

Workaway-2

Workaway-3

Workaway-4

Interessou? Confira também porque você deve trabalhar em um hostel ao menos uma vez na vida

Carolina tem diploma de jornalista e sonho de ser escritora. Gosta de conhecer lugares e pessoas. Um dia pensou em se encontrar, mas já desistiu dessa loucura. www.carolbtr.com

To Top