Como conseguir emprego na Austrália | DPB Intercâmbio
Connect with us

Como conseguir emprego na Austrália

emprego-na-australia

Intercâmbio

Como conseguir emprego na Austrália

Conseguir um emprego na Austrália é o sonho de muitas pessoas. O país oferece, além de uma vasta diversidade natural e cultural, diversas opções de carreiras e excelentes oportunidades profissionais — além de estar sempre em busca tanto de trabalhadores com boas qualificações quanto daqueles sem muitas experiência.

Você sempre sonhou em morar e trabalhar na Austrália, porém nunca conseguiu se programar e nem sabe por onde começar? Então este post foi feito pra você! Acompanhe nosso guia definitivo de como trabalhar e viver no país, conhecendo desde os procedimentos para tirada de visto até como se preparar para entrevistas de emprego!

Os tipos de vistos disponíveis

Se você não estiver na Austrália a passeio, obrigatoriamente vai precisar de um visto de estudo ou de estudo/trabalho. O visto de trabalho conta com duas opções principais:

1. Skilled Migration Program (programa de imigração para trabalhadores qualificados)

O visto para trabalhadores qualificados está dentro do programa Skilled Migration, que possui um sistema de seleção razoavelmente seleto, apenas para profissões com demanda no país.

Esse visto é a melhor opção para quem deseja conseguir um emprego, tem estudos avançados em uma área específica (contida na lista do programa), um bom currículo e pleno domínio da língua inglesa. Para se candidatar, é necessário seguir estes passos:

  1. Apresentar a EOI (manifestação de interesse);
  2. Apresentar o pedido de migração de trabalhador qualificado (processo eletrônico);
  3. Apresentar pedido de visto australiano (caso o candidato seja aprovado nas etapas anteriores).

Durante as etapas, os candidatos ao visto podem ser submetidos a testes e entrevistas com o objetivo de analisar sua fluência no inglês e suas competências profissionais. Os vistos de trabalho do programa a serem concedidos, ao final do procedimento, podem ser três:

  • Australia’s Skilled Independent Visa;
  • Skilled Nominated Visa (que acompanha propostas de trabalho no governo em geral);
  • Skiled Nominated or Sponsored Provisional Visa.

2. Visto de estudo e trabalho

O visto de estudo e trabalho, por outro lado, é mais fácil de ser obtido e tem um padrão menor de exigências, já que o país é muito aberto para o recebimento de estudantes. Com ele, é possível aprender e se sustentar durante sua estadia, turbinando seu currículo com estágios ou empregos.

Para obtê-lo, basta estar regularmente matriculado em escola australiana com autorização para receber estrangeiros, em um curso com duração superior a quatorze semanas e ao menos vinte horas semanais. Para se candidatar, será necessário:

  1. Apresentar passaporte dentro da validade;
  2. Preencher o formulário 157-A (online);
  3. Pagar a taxa exigida para a concessão do visto;
  4. Apresentar comprovante escolar e exames médicos;
  5. Comprovar que possui renda suficiente para se manter no país durante o período do curso.

emprego-na-australia

A disponibilidade de emprego na Austrália

A Austrália tem sido mais rígida na aceitação de estrangeiros com mão de obra qualificada desde o ano de 2012, quando mudou as regras de obtenção do Registro de Seleção de Migrante Qualificado.

Apesar disso, setores mais comuns como o de hotelaria, serviços domésticos e comércio sempre têm demanda e costumam aceitar estrangeiros com frequência, especialmente quando dominam bem o inglês. Entenda o que fazer para garantir um emprego no país:

1. Prepare seu currículo

Prepare e distribua seu currículo apenas para vagas pelas quais você realmente se interessa. Coloque em destaque sua disponibilidade de tempo, endereço, telefone e e-mail para contato.

Para isso, de nada adianta utilizar o modelo brasileiro: as informações nele contidas devem ser sucintas e estarem de acordo com a vaga pretendida. Se você é advogado e decide que vale a pena tentar uma vaga como garçom, coloque no papel apenas aquilo que te qualifica para trabalhar em um restaurante ou buffet.

2. Esteja pronto para entrevistas

Na Austrália, estudantes convidados para entrevistas têm praticamente uma vaga de trabalho assegurada. O que o empregador deseja é confirmar se há algo que torne inviável sua contratação. Por isso, é necessário ser pontual e demonstrar profissionalismo. Evite reclamar de trabalhos anteriores e foque em experiências positivas.

E então, ficou mais claro como é o processo para conseguir emprego na Austrália? Não se esqueça de compartilhar sua opinião e deixar seu comentário!

Angelo já subiu um vulcão na Indonésia, se perdeu entre campos de arroz do Vietnã (e de Ascurra) e cruzou a Índia de trem. Mora na Irlanda desde 2012 e já visitou quase 50 países. Além de viajante, também é fotógrafo, videomaker e um dos fundadores do DPB.

Click to comment
To Top