Como conseguir um estágio no exterior
Connect with us

Como conseguir um estágio no exterior

trainee03

Intercâmbio

Como conseguir um estágio no exterior

Não importa se você está iniciando sua carreira profissional ou se está buscando uma maneira de turbinar o seu currículo após a formatura. O estágio no exterior é uma excelente maneira de aprender na prática, ter vivência fora do país, dominar um idioma e valorizar o seu passe profissional.

Felizmente, as empresas estão cada vez mais dispostas a abrir suas portas para estudantes e recém-formados estrangeiros. Se você preenche os requisitos e está disposto a passar alguns meses fora de casa, as chances de conseguir um estágio no exterior são altas. Confira o nosso guia, e já comece a arrumar as malas!

Perfil dos candidatos a estágio no exterior

Para fazer um estágio no exterior, você deve ter entre 18 e 32 anos, possuir pelo menos o nível intermediário no idioma falado na região, estar estudando um curso superior ou ser recém-formado.

Áreas de conhecimento

Os estudantes e recém-formados de qualquer área de conhecimento podem realizar estágio no exterior. A única exceção é a área da saúde pois existem restrições ao atendimento a pacientes por estrangeiros em muitos países.

Remuneração do estágio no exterior

A remuneração é variável, e deve ser discutida no momento da assinatura do contrato de estágio. Algumas oportunidades, principalmente em grandes empresas, não oferecem remuneração alguma – o que é costume em países como o Estados Unidos. Existem estágios com bolsa-auxílio, de menos de US$ 20 por hora, valor suficiente para cobrir os gastos do estudante no país estrangeiro.

Países que recebem estagiários brasileiros

Os estudantes e recém-formados brasileiros podem fazer estágio em praticamente qualquer país estrangeiro. Entre os países com mais vagas para estudantes estão Espanha, Alemanha e Polônia. Os mais desejados (e concorridos) são Estados Unidos, Canadá, Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia.

Para decidir qual é o destino ideal para você, é importante levar em consideração a sua familiaridade com o idioma local. Também é recomendado que você procure destinos que podem oferecer excelente experiências na sua área profissional. Para o pessoal da tecnologia, a Índia pode ser o lugar ideal. Mas se você estudou Engenharia, talvez a Alemanha seja um destino mais interessante.

Vagas no exterior

Você pode procurar a vaga para o seu estágio diretamente nos sites dos empregadores, na sua faculdade, em instituições dedicadas a promover a experiência profissional no exterior, como o CIEE e a AIESEC, ou em agências de intercâmbio. A última opção é recomendada para quem quer contar com suporte especializado durante todo o processo e não se preocupar com nada durante a preparação da viagem.

Visto para estágio no exterior

Não basta comprar as passagens e embarcar rumo ao estágio dos seus sonhos. É necessário que o acordo do estágio no exterior seja documentado e reconhecido pelos dois países para que você tenha direito a um visto de trabalho temporário, que permite que você exerça suas funções de maneira legalizada.

Depois de garantir o visto é só arrumar as malas e embarcar rumo a essa experiência, que certamente vai fazer diferença na sua trajetória profissional!

Você já fez um estágio no exterior? Compartilhe as suas histórias nos comentários!

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top