Como funciona o Intercâmbio de Jovens do Rotary Club
Connect with us

Como funciona o Intercâmbio de Jovens do Rotary Club

intercambio-rotary-club

Intercâmbio

Como funciona o Intercâmbio de Jovens do Rotary Club

Uma boa opção para quem tem menos de 20 anos e deseja ter uma experiência internacional é o Intercâmbio de Jovens do Rotary Club. Neste tipo de intercâmbio, o jovem pode passar de algumas semanas até um ano vivendo em casas de família e estudando no exterior. As famílias que recebem o estudante fornecem moradia, alimentação e auxílio na adaptação à nova rotina.

Em 2012, quando tinha 17 anos, a estudante Ana Cristiana Raduan participou do programa e foi viver em Milton, no Canadá, onde cursou um ano do Ensino Médio.  Ela avalia a experiência como bastante positiva. “Te deixa bem mais mente aberta, flexível diante das outras pessoas, testa sua independência”.

Ana morou com quatro família, já que essa é uma característica do programa: o intercambista passa por lares diferentes, ficam algums meses em cada um dos lugares.  “O normal é ficar em mais ou menos quatro famílias diferentes”, conta.

Outra característica deste programa é a rotina de envolvimento dos participantes com atividades relacionadas ao Rotary, como trabalhos sociais e participação em eventos.

intercambio-rotary

Foi esse envolvimento que fez com que Angelo Giovanni dos Santos se tornasse o oficial de intercâmbio do Rotary de Rio dos Cedros, no interior de Santa Catarina. Entre 2003 e 2004, Angelo viveu em Guanajuato, no México, e atualmente ajuda jovens que desejam passar pela mesma experiência.

“A experiência de liberdade, da necessidade de fazer tudo por conta própria, faz você crescer muito como pessoa, seja na parte de fora, para os outros, como na parte de dentro, para si”, avalia.

Como participar?

De acordo com a assessoria de imprensa do Rotary, o primeiro passo para quem deseja fazer o intercâmbio é procurar pela unidade do Rotary da sua cidade. Com relação aos intercâmbios, alguns clubes são mais ativos do que outros e, por isso, a facilidade de conseguir o intercâmbio pode variar de acordo com cada unidade. No site do Rotary, há uma ferramenta onde é possível localizar o clube mais próximo de você.

intercambio-rotary-club

A sugestão é que os interessados procurem pelo Rotary entre 6 a 12 meses antes da data em que planejam viajar. Outra característica do programa é que a família do interessado deve estar disposta a abrir as portas para receber um estudante do exterior por determinado período. Como os intercambistas se hospedam em casas de famílias que oferecem abrigo, não há gastos com moradia. No entanto, o interessado deve arcar com os custos da passagem, passaporte, visto, seguro viagem e demais despesas, como pequenas viagens ou outros programas de lazer que pretenda fazer enquanto estiver no intercâmbio.

O intercâmbio não é destinado somente a jovens de família associada ao Rotary Club. No entanto, há algumas características pessoais que podem ser favoráveis ao interessados, como espírito de liderança, flexibilidade e interesse em conhecer e entender diferentes culturas. Quer sabe mais? No site do Rotary Clube há detalhes sobre o programa.

O Rotary Club é uma organização internacional criada em 1905 com o principal propósito de promover o contato e troca de ideias entre profissionais de diferentes áreas, gerando melhorias na sociedade. Entre suas atividades, estão trabalhos sociais e eventos nas comunidades onde estão localizadas as unidades.

Confira também: Trabalho voluntário – 5 oportunidades para viajar de graça (ou quase)

Carolina tem diploma de jornalista e sonho de ser escritora. Gosta de conhecer lugares e pessoas. Um dia pensou em se encontrar, mas já desistiu dessa loucura. www.carolbtr.com

To Top