Escolas com seguro financeiro aos estudantes pode ser opção para intercâmbio sem incômodos - DPB Intercâmbio
Connect with us

Escolas com seguro financeiro aos estudantes pode ser opção para intercâmbio sem incômodos

20150324182524000000-1

Cursos e Escolas

Escolas com seguro financeiro aos estudantes pode ser opção para intercâmbio sem incômodos

A reforma no sistema educacional da Irlanda, que atinge principalmente estudantes não-europeus em função do visto, ainda não foi concluída. O Ministério da Educação espera divulgar novas medidas em breve. Estudantes que procuram um curso de inglês no país, ou mesmo de ensino técnico ou superior, devem ficar atentos ao comprar o pacote de intercâmbio, já que a escola pode, em breve, não fazer parte da nova Interim List of Eligible Programmes (ILEP) – lista de cursos aprovados pelo Governo irlandês em 2015 para emissão de visto.

Quando os cursos são comprados com agências de intercâmbio, a responsabilidade da garantia da prestação do serviço é da empresa. Se a escola para a qual o estudante comprou o curso fechar, costuma estar disponível uma opção de troca de instituição sem muitos transtornos. Mas se o curso for comprado diretamente com a instituição de ensino, diante do contexto atual, é recomendado ao estudante buscar segurança no que diz respeito à situação financeira da escola. A primeira recomendação do Irish Council for International Students (ICOS), associação voltada a estudantes internacionais, é evitar cursos sem credenciamento na Irlanda e dar preferência para os centros que receberam certificações como ACELS, FETAC e HETAC. A outra solução é buscar o Learner Protection, um seguro financeiro que ganhou espaço no mercado irlandês depois que mais de dez instituições de ensino encerraram suas atividades desde o ano passado. Milhares de alunos ficaram sem curso e até sem visto da imigração.

 

Entenda o Learner Protection

O Learner Protection é um seguro que pode ser oferecido aos estudantes ao comprar um curso em uma instituição de ensino assegurada e que garante a prestação do serviço ou reembolso do valor investido caso a escola feche ou perca a permissão de continuar ofertando o curso que o estudante se inscreveu.

 

Existem quatro tipos de seguro que o ICOS acredita ser de confiança:

– Proteção do QQI, mais voltada para cursos de educação superior;

– Proteção dada pelos grupos de escolas – MEI para algumas escolas de inglês e HECA para algumas instituições privadas de ensino superior;

– Proteção de instituições privadas por meio de associações com outras instituições parceiras, como a Irish Course Providers Association;

– Seguro de proteção ao estudante;

O ICOS também reforça a importância de verificar a veracidade das informações repassadas pela escola. O seguro normalmente tem uma apólice e contrato com o estudante, onde explica como funciona em caso de qualquer problema que impeça a continuidade das aulas na unidade que vendeu o curso.

O Learn Protection, mais do que garantir ao estudante a conclusão do curso, é indicação de que a escola tem credibilidade e estabilidade. As seguradoras analisam todo o histórico financeiro da instituição e os possíveis problemas econômicos que ela pode enfrentar antes de fecharam o acordo. Afinal, as empresas seguradoras também evitam prejuízos.

Continue Reading
You may also like...
To Top