Como estudar inglês sozinho
Connect with us

Como estudar inglês sozinho

estudar-ingles-sozinho

Dicas de Inglês

Como estudar inglês sozinho

A língua inglesa é um idioma incrivelmente fascinante. Com ela, é possível conversar com quase todo o mundo, fazer grandes negócios e encontrar novas amizades. É por isso que toda oportunidade de aprender o idioma é válido. Inclusive estudar inglês sozinho.

Hoje existem diversas maneiras de fazer isso. Por exemplo, você pode aprender por meio de filmes e podcasts, seguindo um cronograma elaborado por você mesmo.

Quer saber como? Acompanhe este artigo e conheça cinco dicas incríveis para estudar inglês sem precisar sair de casa ou necessitar da ajuda constante de uma escola de idiomas.

1. Comece a estudar inglês pelo básico

O medo de dar de cara com textos mais complicados e não saber compreendê-los assusta quem quer estudar inglês sozinho. Fuja desse medo! Comece com um vocabulário mais básico.

Uma dica é ler histórias ou assistir a programas infantis. A estrutura da linguagem apresentada para crianças é menos detalhada e é pensada criteriosamente para a evolução da aprendizagem no inglês. Assim, você vai captar tudo de maneira mais natural e ficar mais confiante.

2. Elabore um plano de estudos que tenha a sua cara

Aprender inglês sozinho requer uma disciplina semelhante à de um monge budista. Afinal, você não vai ter professores acompanhando o que você faz o tempo todo. Será apenas você cuidando do seu progresso. Sendo assim, elabore um plano de estudos.

Separe os dias e horários em que você vai estudar inglês. Para cada hora agendada, já deixe preparado o material que vai ser utilizado. Isso ajuda a evitar distrações e não perder tempo.

Uma sugestão para quem está começando é iniciar os estudos por listening. Ou seja, escute áudios divertidos e sobre assuntos do cotidiano. Depois, parta para textos que introduzam alguns temas de gramática.

3. Assista a filmes

Durante sua jornada de estudos de inglês, será interessante ver pessoas usando o idioma na prática. Então, aproveite os filmes e séries para isso! Os diálogos de personagens, falando em sua língua nativa, vão trazer bastante vocabulário e ajudar você a praticar a pronúncia corretas das palavras e frases.

Evite os filmes dublados! Coloque a legenda em português e repare nos diálogos. Com o passar do tempo, você poderá alterar as legendas para o inglês. Isso mesmo! Logo, logo, você vai acompanhar o que é dito literalmente nos diálogos.

4. Configure seus aparelhos eletrônicos para usar o inglês

Aprender inglês sozinho requer uma imersão total na língua. Sendo assim, coloque seu celular, computador e tablet, na língua inglesa. Vá até as configurações desses aparelhos e faça a modificação para esse idioma!

Faça essa mesma alteração em suas redes sociais, pois nelas existe um vocabulário comunicativo bastante interessante para você praticar seu aprendizado. Aproveite ainda os aplicativos para aprender inglês.

5. Ouça o que puder em inglês

Uma dica bastante interessante e que pode aprimorar a pronúncia em inglês é treinar a sua audição. Quanto mais seus ouvidos estiverem familiarizados com o idioma, melhor será a sua compreensão da correta pronúncia das palavras.

Então, providencie diferentes meios para ouvir em inglês. Seja por meio de programas de rádio, baixando podcasts ou até mesmo curtindo as músicas da sua banda favorita: Deixe o idioma habitar nos seus ouvidos!

Estas foram cinco dicas básicas e fundamentais para você estudar inglês sozinho. Lembre-se de que será preciso ter muita paciência e dedicação, pois aprender um novo idioma requer prática constante e tempo.

Gostou das informações? Leia outro artigo para aprender mais sobre o idioma e conheça a diferença entre o inglês australiano e o americano!

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top