Europa também tem carnaval: conheça 6 festas populares
Connect with us

Europa também tem carnaval: conheça 6 festas populares

8ilzJYSqf1zoMIHO0Yu4FdXofEEaxhPwV09vkbbH

Eventos e Festivais

Europa também tem carnaval: conheça 6 festas populares

Quando falamos de carnaval, seja onde estivermos no mundo, automaticamente o primeiro país que vem à mente de qualquer pessoa é o Brasil. Essa é uma das principais manifestações culturais do nosso país, tão forte e esperada que atrai milhões de turistas anualmente para vislumbrar os desfiles e expressões do nosso povo durante a época.

Se no nosso país o Carnaval que é celebrado na Bahia é totalmente diferente do feito Rio de Janeiro, por exemplo, imagine fora dele.

Primeiro que ele teve sua origem na Grécia, entre os anos 600 a 520 a.C, com o intuito de celebrar o início da quaresma, período em que principalmente os católicos permanecem em abstinência e jejum – Carnaval vem do latim carnis vale, ou também adeus à carne.

Segundo que a celebração, principalmente pela Europa, é bem tradicional. Então separei aqui seis lugares para você que gosta das festividades se programar e ir curtir nas ruas do Velho Continente. Olha aí:

Carnaval Veneciano (Veneza, Itália)

Festas PopularesVeneza tem um dos carnavais mais tradicionais e antigos do mundo. Tem-se notícias de que o Carnaval Veneciano teve início em meados do século XI, quando os cidadãos nobres, príncipes e aristocratas da charmosa cidade italiana fantasiavam-se e colocavam suas máscaras para aproveitar a noite nos vários salões espalhados pela cidade e, segundo a lenda, usavam a oportunidade para “se misturar” com o povo de origem mais humilde sem serem reconhecidos.

Hoje em dia as festas mantém a tradição das máscaras e dos bailes de gala, que normalmente são inspirados nos trajes da época. Acontece normalmente no mês de fevereiro.

Fastelavn (Copenhague, Dinamarca)

Festas PopularesNa Dinamarca o Carnaval é uma festa pensada especialmente para as crianças, que acontece normalmente sete semanas antes da Páscoa. Durante as festividades, as crianças mascaram-se, fazem uma fila e batem alternadamente em um barril cheio de doces, nozes e frutas. Estilo a piñata, no Brasil, sabe?

Quem estourar o Barril primeiro e quem desprende o último pedaço da corda tornam-se os reis e rainhas da brincadeira.

Carnaval  de Las Palmas (Ilhas Canárias, Espanha)

Festas PopularesO Carnaval de Las Palmas é a principal manifestação cultural das Ilhas Canárias, na Espanha. O espírito carnavalesco invade a cidade e pinta as ruas e os corações das pessoas por quase quatro semanas, todos os anos. A parte mais esperada desse festival é o desfile de escolha da Rainha e da Drag Queen da festa.

Durante as quatro semanas, a agenda das festividades é bem cheia, marcada por desfiles, eventos infantis, danças e o curioso enterro da sardinha que acontece no último dia do festival e serve como encerramento do festival. Assim como o nosso carnaval, é celebrado em fevereiro.

Nothing Hill Carnival (Londres, Inglaterra)Festas Populares

Sim, em Londres também tem Carnaval e lá ele rola em agosto durante um dos Bank Holidays da capital.

Como era de se esperar, a influência da festa no calendário inglês se dá por conta de seus colonizadores, neste caso os moradores vindos da Ilha de Trinidad (que foi um colônia britânica até o século XIX) que tornaram o Nothing Hill Carnival o maior festival da Europa e um dos maiores do mundo – com os foliões formando uma massa festiva de mais de 3 quilômetros de extensão.

Desfile de carros alegóricos, competições de grupos de percussão, concursos de fantasias e atrações voltadas diretamente para crianças fazem parte do cast de atividades do carnaval londrino.

Colônia, AlemanhaFestas Populares

O carnaval dessa cidade alemã é a prova de que nós, brasileiros, e os alemães temos pelo menos duas coisas em comum: o gosto por festa e cerveja. O carnaval por lá tem início às 11h11 do dia 11 de novembro, e neste dia a rua é tomada por foliões segurando canecas de cerveja que viram a madrugada festejando e entornando copos, no melhor estilo alemão. 11 de novembro é a data que dá abertura às celebrações do carnaval, que em fevereiro voltam com tudo, para mais cinco dias de folia. Entre esses meses, acontecem outras festas na cidade. Se você é um apaixonado por carnaval e deseja morar por um tempo no exterior, já sabe para onde ir.

Patrino  Karnavali (Patras, Grecia)Festas Populares

Mais de 160 anos de tradição, carros alegóricos, feriado, espontaneidade, fantasias… Não, não estou falando do Brasil. Estou falando da cidade de Patras, na Grécia, que lota de visitantes oriundos do mundo todo à procura de diversão e entretenimento anualmente. A festa acontece no mês de janeiro.

Publicitário de formação. Imigrante por opção. Viajante em movimento. Encontrou no DPB uma forma de unir as duas coisas que mais gosta, escrever e viajar. Divide sua vida entre carimbos novos no passaporte e documentos editados no word.

To Top