Vai tirar foto para passaporte? Tire aqui suas dúvidas! - DPB Intercâmbio
Connect with us

Vai tirar foto para passaporte? Tire aqui suas dúvidas!

foto-para-passaporte

Utilidades

Vai tirar foto para passaporte? Tire aqui suas dúvidas!

Durante o planejamento de uma viagem para o exterior, seja de intercâmbio ou não, um dos documentos essenciais é o passaporte. Sem ele, você não consegue nem embarcar no avião — especialmente se pretende estudar ou passear em países fora da América do Sul. Começar por ele é uma excelente maneira de colocar os planos em prática e ver que aquela viagem tão sonhada está se tornando realidade. No entanto, é natural que surjam dúvidas nesse momento e, muitas delas, são relacionadas à foto para passaporte.

Todo mundo quer sair bem nela, mas existem algumas regrinhas a serem seguidas na hora de confeccionar o seu passaporte. Será que pode usar maquiagem? Preciso tirar os óculos na hora da foto? É permitido o uso de joias e bijuterias? As respostas para essas e outras perguntas você descobre a seguir. Confira:

Quais são os requisitos básicos da foto para passaporte?

A foto do passaporte deve retratar com fidelidade o portador do documento. Por isso, é exigido que a foto tenha fundo claro e neutro, que o viajante esteja com o rosto voltado para a frente, olhando para a câmera e com a boca fechada. Ou seja, nem pense em sorrir na hora de tirar a fotografia!

Onde posso fazer a minha foto?

Hoje em dia não é mais necessário fazer a foto antes de ir até a Polícia Federal para a emissão do seu passaporte. Os agentes fazem a foto com a ajuda de câmeras digitais, e você pode visualizar o resultado na hora. Dependendo do caso, você pode ter até uma segunda chance para fazer uma fotografia melhor. Para agendar a emissão e foto para seu passaporte, basta ir ao site da Polícia Federal e marcar o melhor horário pra você.

Posso usar maquiagem na minha foto?

Não só pode, como deve. Como atualmente o passaporte tem validade de 10 anos, você não vai querer passar esse tempo todo com uma foto que não gosta em um dos documentos mais importantes. Mas tenha cuidado: use maquiagem de dia, leve, sem muita cor — tanto nos lábios quanto nos olhos. Opte pelo bom senso!

Posso tirar a foto com barba?

Pode. No entanto, em algumas situações, dependendo do tamanho da barba, e caso ela atrapalhe o enquadramento no fundo branco da foto, o agente da PF poderá solicitar que você realize alguns ajustes pontuais, como prendê-la ou apará-la. Mas não se esqueça de que você precisará ser identificado facilmente pela fotografia quando estiver em outro país – portanto, o ideal é manter o seu rosto o mais natural possível, para que não esteja muito diferente de quando for viajar.

Posso usar óculos na fotografia?

Sim, é possível usar óculos na foto do seu passaporte, desde que o acessório não prejudique a sua identificação e observe algumas regras: lente completamente transparente, sem reflexo e com armação discreta. Caso ele seja um problema, o agente da Polícia Federal irá solicitar a retirada.

Posso utilizar joias e bijuterias na minha foto?

É permitido o uso de acessórios e adereços na foto para passaporte, desde que não atrapalhem na sua identificação. Use o bom senso na hora de escolher as joias e bijuterias, e evite peças muito grandes e chamativas. E lembre-se de que o agente da PF pode sempre solicitar a retirada, portanto é sempre melhor pensar nesses detalhes com antecedência para que sua entrevista seja a mais rápida possível.

Depois de pronto, lembre-se que o passaporte é um documento importante (e caro), por isso cuide dele com todo o carinho. Mas se ainda assim você o perder durante o intercâmbio, saiba aqui o que fazer!

Continue Reading
You may also like...

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

2 Comments
  • Caroline Paiva de Albuquerque

    Olá! Próxima semana viajarei para os EUA e me surgiu uma dúvida: a minha foto do passaporte é sorrindo (mostrando os dentes). Pode parecer esquisito, mas foi o próprio agente que disse para eu sorrir, pois ficaria melhor. No entanto, surgiu o receio de que isso possa me causar algum problema. Gostaria de saber se realmente há essa possibilidade.
    Obrigada!

  • SS_PiRuKa

    Olá, tenho viajem marcada para dia 4 de abril próximo, no qual tenho destino final são os alpes franceses, mas irei por Genebra, vou viajar com minha família toda, minha pergunta se refere ao fato de que meu passaporte é de 2013, o qual já tem carimbos de França em 2013 e Roma e Lisboa em 2015, e nele a minha foto é com cabelo curto e cavanhaque, agora estou com barba completa e o cabelo estou usando com coque (pequeno), ou seja, será que terei problemas na imigração devido a essa mudança de visual? o que achas?

To Top