Haka - A Lenda neozelandesa dos All Blacks - DPB Intercâmbio
Connect with us

Haka – A Lenda neozelandesa dos All Blacks

haka_all_blacks_rugby

Cultura

Haka – A Lenda neozelandesa dos All Blacks

O Rugby, apesar de pouco conhecido no Brasil (para quem não sabe, nós temos sim uma seleção nacional, mas é saco de pancada dos chilenos, paraguaios, uruguaios e argentinos), é bastante difundido no mundo.

É o principal esporte da Oceania, onde países pequenos como Tonga e Fiji possuem fortes times nacionais; tem ampla difusão na Grã-Bretanha e França, e também a seleção da África do Sul é fortíssima.

Mas os All Blacks sempre se destacam, por seu estilo feroz e agressivo, e durante anos dominaram – e ainda dominam – mundialmente o esporte. Seus jogadores encaram o desafio como uma guerra, e parte disso pode ser explicado nesse vídeo aqui:

 

Assusta né? Esse aí é o Haka.

Haka é o nome dado a dança dos maoris, o povo que ocupava as ilhas neozelandesas quando os ingleses chegaram. Para os maoris, a dança complexa do Haka é uma expressão da paixão, vigor e identidade da raça, de certa forma, a boa performance ajuda a manter a reputação tribal.

E os jogadores dos All-Blacks não fogem à regra, pois antes de qualquer jogo, desde o início do século, fazem a dança do Haka em frente aos adversários. Os estádios silenciam para ouvir. Os jogadores adversários se perfilam, em pose desafiadora, para fazer frente.

Pode-se observar nos rostos e gestos dos neozelandeses a expressão da paixão invocada, do espírito de guerreiro que o Haka incorpora em quem o pratica.

Image title

E assim os All-Blacks se tornaram notórios ao longo dos anos, tornando-se uma equipe pra lá de temida e vitoriosa no mundo do rugby.

Não tem como visitar o lugar e não assitir nem uma partidinha dos caras, diz ae!

Continue Reading
You may also like...

Publicitário de formação. Imigrante por opção. Viajante em movimento. Encontrou no DPB uma forma de unir as duas coisas que mais gosta, escrever e viajar. Divide sua vida entre carimbos novos no passaporte e documentos editados no word.

To Top