Host family é oportunidade para conhecer cultura do país do intercâmbio - DPB Intercâmbio
Connect with us

Host family é oportunidade para conhecer cultura do país do intercâmbio

host-family

Acomodação

Host family é oportunidade para conhecer cultura do país do intercâmbio

Explorar a cultura e conhecer regiões diferentes de cada destino é uma grande vantagem da acomodação em casa de família. Em Dublin, por exemplo, você dificilmente ficará no centro, mas ficará nas áreas onde os irlandeses preferem morar. Eles costumam ficar a cerca de três ou cinco quilômetros do centro – mas o transporte público facilita o acesso.

Se você é do tipo que prefere ambiente familiar, refeições preparadas e o desafio de conviver com uma cultura diferente, a acomodação host family é a mais recomendada.

 

Benefícios

Interagir com os moradores locais é certamente o maior dos benefícios da acomodação em casa de família. Desde o primeiro contato, o intercambista aprenderá algo novo, especialmente em relação ao idioma. Você praticará inglês o tempo todo e começará a conhecer diferentes sotaques, gírias e vocabulário típico de cada região. Além disso, os aspectos culturais que costumam ser discutidos em sala de aula serão vivenciados diariamente.

Esse tipo de acomodação também pode representar economia, especialmente quando as refeições estão inclusas no pacote. Com a simpatia dos irlandeses, existe a chance de você se tornar parte da família.

 

Refeições e cultura

Se você precisa seguir uma dieta diferenciada, atenção, melhor procurar se informar sobre como a família pode dar suporte a sua necessidade antes de comprar a acomodação. Em alguns lugares não é comum seguir dietas vegetarianas ou, então, oferecer refeições diferenciadas para quem tem algum tipo de intolerância ou alergia alimentar. Se você comprar o pacote com refeições, terá que comer o que a família oferecer e recusar a comida da host family pode ser considerado, por alguns nativos da Irlanda, falta de educação.

Quem não tem problema em experimentar o novo, terá a chance de conhecer aspectos curiosos da cultura irlandesa. Os nativos, de maneira geral, têm hábitos diferentes dos brasileiros desde a escolha do cardápio até nos horários das refeições. Você descobrirá muitas coisas sobre esse povo através dos hábitos alimentares deles.

 

Desafios

Se você costuma ser bastante independente, deve lembrar que estará vivendo na casa outra pessoa que pode ter regras. Mesmo sem concordar, você terá que segui-las. Talvez a família tenha o costume de jantar em um horário bem diferente do seu, ou dormir mais cedo ou mais tarde.

Talvez haja restrição com televisão, rádio e ou normas para controlar o barulho. Você precisará ser flexível e se adaptar ao novo modelo familiar.

 

Leia também: Casa de família x residência estudantil: o que é melhor no intercâmbio?

To Top