Irlanda leva sua cultura pelo mundo todo com o St. Patrick's Day
Connect with us

Irlanda leva sua cultura pelo mundo com o St. Patrick’s Day

Eventos e Festivais

Irlanda leva sua cultura pelo mundo com o St. Patrick’s Day

No dia 17 de março, o mundo é verde. A cerveja é Guinness e o trevo da sorte deixa de ter quatro folhas para assumir as três do trevo irlandês – usado por Saint Patrick, ou São Patrício em português, para explicar o mistério da Santíssima Trindade. O St. Patrick’’s Day É como um grande carnaval para os irlandeses, uma festa que se espalha e invade os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e muitos outros países.

Tudo começou com uma simples festividade religiosa para celebrar o santo que levou o cristianismo para a Irlanda. Saint Patrick, nascido em um povoado da Inglaterra, teria sido raptado aos 16 anos e vendido como escravo na Irlanda, onde trabalhou por seis anos como pastor. Depois de fugir, chegou à França e refugiou-se num mosteiro, onde dizia ter recebido um apelo divino para voltar e pregar o evangelho de Cristo na Irlanda.

Saint Patrick é também conhecido por expulsar as cobras da Irlanda – mas acredita-se que isso seja apenas uma lenda que usa a serpente como símbolo. É verdade que não existem cobras na Irlanda, mas talvez elas nunca tenham existidos, já que a ilha foi separada do continente no final da idade do Gelo. A cobra, porém, simboliza o pecado e expulsá-la poderia significar que ele foi capaz de afastar a vida pagã.

St. Patrick

Hoje, o padroeiro da Irlanda conquista gente do mundo todo. No St. Patrick’s Day, os ritmos se misturam em Dublin, da salsa à dança tradicional irlandesa. Limerick recebe uma competição internacional de bandas e Cork garante ser o lugar ideal para celebrar a data.

 

Saint Patrick irlandês

Relatos apontam que Patrick morreu em Saul, Downpatrick, na Irlanda, em 17 de março de 460 d.C. Outros dizem que ele terminou seus dias em Glastonbury, Inglaterra, e foi enterrado lá. A Capela de St. Patrick ainda existe como parte da abadia de Glastonbury.

O Governo da Irlanda, no entanto, colocou no calendário das comemorações o Saint Patrick’s Day em novembro de 1995. O objetivo era mesmo transformar o evento num festival internacional do qual seu povo teria orgulho – St. Patrick’s Day virou o dia em que todo mundo quer ser irlandês. Neste ano, as comemorações vão de 16 a 19 de março e muita poesia, danças, artes visuais, cinema, literatura, música e teatro acontecem nos mais diversos pontos de Dublin, da Irlanda e do Mundo.

St. Patrick's Day

St. Patrick's Day

Foto da capa por Léo Pinheiro

Angelo já subiu um vulcão na Indonésia, se perdeu entre campos de arroz do Vietnã (e de Ascurra) e cruzou a Índia de trem. Mora na Irlanda desde 2012 e já visitou quase 50 países. Além de viajante, também é fotógrafo, videomaker e um dos fundadores do DPB.

To Top