Pensando em morar na Irlanda? Confira nosso guia básico - DPB Intercâmbio
Connect with us

Pensando em morar na Irlanda? Confira nosso guia básico

Intercâmbio

Pensando em morar na Irlanda? Confira nosso guia básico

Se essa ideia alguma vez passou pela sua cabeça, você não está só. Já faz alguns anos que o país está em alta entre os brasileiros. Tão em alta que caminhando pelas ruas do centro da capital não é difícil ouvir pessoas conversando em português e quase se sentir em casa – se não fosse pelo clima, alguns graus abaixo do nosso calor tropical.

A Irlanda faz parte da União Europeia e fica em uma ilha ao norte do continente, dividindo território com a Irlanda do Norte. Anualmente, pessoas do mundo todo vão para lá para estudar inglês, fazer curso superior ou trabalhar. Por ter grande concentração de empresas do ramo de informática e tecnologia da informação, Dublin é conhecida como o Vale do Silício Europeu. A cidade abriga grandes empresas sem perder o ar interiorano: por lá é possível andar a pé a qualquer hora do dia, e essa é apenas uma das qualidades que garantem o charme de Dublin.

Se você é mais um dos que pensa em morar na Irlanda, aqui vai um guia básico do que você precisa saber.

 

Cidades

morar-irlanda-2

Dublin é a capital irlandesa, e também a maior cidade do país, com mais de 1 milhão de habitantes. Fica na costa leste, e é lá onde vive a maioria dos brasileiros que moram atualmente no país. Cork, ao sul, é a segunda maior cidade, com cerca de 200 mil habitantes. Limerick, no centro-oeste, e Galway, que fica próxima à costa oeste, também são cidades irlandesas bastante conhecidas.

Clima

morar-irlanda-3

Diz a sabedoria popular irlandesa que você pode verificar se é inverno ou verão por lá medindo a temperatura da chuva. Ou seja: chove muito! E não adianta usar guarda-chuva, já que ele dificilmente resistirá aos ventos fortes da Ilha. O jeito é comprar um bom casaco impermeável e aprender a lidar com a chuva. Quando você perceber, vai estar acostumado a ela.

No inverno, a temperatura média irlandesa é de 8 graus, podendo chegar a menos de 0 em alguns dias. No verão, a média é de 20 graus e raramente os ponteiros passam de 30. O clima frio e chuvoso faz com que os dias de sol sejam muito valorizados por lá. Em dias de céu azul, os parques ficam lotados!

Visto

morar-irlanda-4

Quem quer ficar na Irlanda por mais de três meses precisa solicitar o visto de estudante. Para isso, é preciso estar matriculado em um programa de estudos por lá, que pode ser um curso de inglês, curso profissionalizante, graduação ou pós graduação. A maioria dos brasileiros na Irlanda estão lá estudando inglês. Para conseguir o visto de estudante, você deve comparecer ao escritório da imigração irlandesa, que fica no centro de Dublin, e apresentar carta de matrícula da escola, extrato bancário comprovando o valor de 3 mil euros, passaporte, seguro saúde governamental e pagar taxa de 300 euros. O visto para estudante de inglês passou a valer para 6 meses de curso + 2 meses de férias, desde o dia 20 de janeiro de 2016. Você pode renovar o visto até duas vezes, permanecendo no país por um período total de 2 anos.

Custo de vida

Aluguel

morar-irlanda-5

O valor do aluguel de um quarto single (ou seja, um quarto só seu) em Dublin varia entre 400 a 700 euros mensais. Com sorte e muita procura, você pode encontrar uma vaga pelo valor médio de 300 euros. Para quarto compartilhado, o valor pode ir de 200 a 300 euros ou mais, dependendo de quantas pessoas vão dividir o espaço. Nas outras cidades irlandesas o valor é mais baixo. Em Cork, por exemplo, é possível encontrar um apartamento de dois quartos bem localizado e em bom estado pelo valor total de 900 euros. Vale lembrar que quando alugamos um quarto ou imóvel na Irlanda pagamos, junto com o primeiro aluguel ou no momento da mudança, a mesma quantia do valor da parcela aluguel. É o chamado depósito, dinheiro que fica retido com o responsável pelo imóvel, e que é devolvido ao final da estadia. Então, esteja preparado: no primeiro aluguel você vai pagar em dobro.


Alimentação

morar-irlanda-alimentacao

Selecionamos o valor de alguns itens básicos da alimentação, considerando que os valores podem variar de uma loja para outra.  Um pacote de meio quilo de arroz custa em torno de 95 centavos, já a mesma medida de macarrão sai por cerca de 1,50. O litro de leite custa, em média, 90 centavos. Uma bandeja com cerca de 300 gramas de peito de frango sai por mais ou menos 4 euros. Um pote de molho de tomate custa em média 1,90 e uma maçã pode sair por cerca de 50 centavos. Para quem gosta de comer fora, o preço médio de uma refeição em restaurantes é de 10 euros. Um prato de fish and chips (comida tradicional britânica e irlandesa, que consiste em peixe empanado e batatas fritas, e pode vir acompanhado de legumes e molhos) varia entre 8 e 14 euros, dependendo do restaurante.


Transporte

morar-irlanda-7

O preço da passagem de ônibus varia de acordo com a jornada, sendo o valor mínimo de 2 euros em Dublin. Estudantes podem fazer um cartão recarregável – o Leap Card – e obter desconto na passagem. Quem quer economizar pode comprar uma bicicleta – procurando bem, você encontra por 50 euros – ou fazer o cartão Dublin Bikes, que custa apenas 20 euros por ano e te permite emprestar bicicletas em vários pontos da cidade.

Diversão e vida noturna

Em grande parte dos pubs e casas noturnas, a entrada é gratuita. Em outros lugares, o preço da entrada pode variar de 5 a 20 euros. Uma pint (copo de 500 ml) de cerveja custa em média 5 euros, mas é possível encontrar lugares com preços promocionais, indo de 3,50 a até 2 euros em alguns dias da semana. Uma informação importante para os baladeiros é que a balada na Irlanda acaba cedo: por lei, as casas noturnas devem encerrar as atividades às 3 da manhã.

Para os que gostam de aproveitar o dia, Dublin é cheia de parques. A cidade é cercada de paisagens lindas, com vistas para o mar e montanhas. O interior do país também oferece atrações incríveis.

Culturalmente, não faltam opções. Dublin é cheia de museus e bibliotecas públicas. Para os apreciadores da arquitetura, um simples passeio a pé em qualquer uma das cidades irlandesas pode render centenas de fotos e muitos lugares para admirar.

 

Dicas

É verdade que Dublin está cheia de brasileiros, e isso é ótimo porque você não vai ter dificuldade para se sentir em casa. No centro da cidade, não é difícil encontrar vendas e restaurantes com os produtos típicos da nossa terra, e isso é maravilhoso. Porém, se a sua intenção é voltar para o Brasil com o inglês fluente, tente manter contato com estrangeiros e tome cuidado para não conviver somente com brasileiros. Se a ideia é conhecer a fundo a cultura irlandesa, a dica é morar em bairros afastados do centro de Dublin, ou mesmo em outras cidades do país.

Se você é daqueles que não suporta frio, pense bem antes de escolher a Irlanda como destino do seu intercâmbio. No entanto, mesmo para os que preferem as altas temperaturas, a Irlanda pode ser surpreendente. Paisagens incríveis, bela arquitetura e riqueza histórica e cultural não faltam por lá.

Quer saber ainda mais sobre intercâmbio e morar na Irlanda? Confira mais detalhes aqui.

Carolina tem diploma de jornalista e sonho de ser escritora. Gosta de conhecer lugares e pessoas. Um dia pensou em se encontrar, mas já desistiu dessa loucura. www.carolbtr.com

To Top