Por que você precisa aprender o idioma antes do intercâmbio?
Connect with us

Por que você precisa aprender o idioma antes do intercâmbio?

antes-do-intercambio

Intercâmbio

Por que você precisa aprender o idioma antes do intercâmbio?

Você já pensou em viajar para o exterior e fazer um intercâmbio? É um sonho de muitas pessoas, não é mesmo? O intercâmbio é uma maneira ótima de ampliar sua visão de mundo, conhecer novas pessoas, ter experiências únicas e, principalmente, aprender um novo idioma. Mas muita gente acha que aprender o idioma antes do intercâmbio não é necessário e que só a experiência real no país vai ensinar a outra língua.

Essa forma de pensar pode levar a muitos problemas. Sem o domínio mínimo do idioma, a comunicação no país se torna mais difícil, levando a equívocos, situações embaraçosas e confusões desnecessárias. Então, se você achava que aprender o idioma antes do intercâmbio era besteira, tome cuidado!

De acordo com as suas necessidades e interesses, é muito importante ter um bom nível do idioma antes de se aventurar para o seu país dos sonhos. Mostraremos a seguir algumas razões!

A prender o idioma antes do intercâmbio diminui o esforço mental enquanto você estiver por lá

Você já foi viajar para uma cidade em que não conhecia ninguém, nenhum ponto de referência e teve que descobrir tudo sozinho?  É cansativo, não é? No final do dia, seu cérebro está exausto, justamente porque você saiu da sua rotina e teve que tomar muitas decisões. Você nem teve a chance de apreciar a vista, já que você estava tão preocupado em se localizar.

Essa é a mesma sensação de quem viaja para um intercâmbio sem ter o mínimo de conhecimento do idioma. Já que o cérebro não conhece a língua, ele terá que fazer muito mais esforço para decifrar toda informação que encontrar, tornando a experiência muito mais cansativa.

Agora digamos que você está na mesma cidade, mas agora tem um guia. Ele te mostra os pontos de referência e te ensina os caminhos certos. Você pode relaxar e apreciar a vista, já que não tem que se preocupar com tudo. No final do dia, seu cérebro está muito mais descansado, você aproveitou muito mais a viagem e se sente mais satisfeito.

É uma situação análoga ao de viajar para o exterior tendo o domínio do idioma. Seu cérebro gasta menos esforço, já que não consome tanta energia decodificando tudo o que vê. Você pode se concentrar em aprender coisas novas, sem entrar em pânico.

Conhecendo a língua, você se comunica melhor com os nativos

Você já conversou com alguma pessoa que não sabia muito bem o que queria dizer, tropeçava nas palavras e você mal ouvia o que ela dizia? Agora imagine outra pessoa falando o mesmo discurso com certeza na voz, com ar de confiança e escolhendo melhor as palavras. Com qual das duas a sua conversa seria mais agradável e você daria mais atenção?

A segunda pessoa, com certeza, não é mesmo? Gostamos de nos comunicar com pessoas que sabem falar, expressar bem suas ideias e mostrar seus pontos de vista. A mesma coisa é válida em todo o mundo.

Aprender o idioma antes do intercâmbio é uma ótima maneira de garantir que você aproveite o máximo a comunicação com os nativos no país, pois você vai expressar melhor suas ideias, fazendo com que mais pessoas se sintam tranquilas em conversar com você.

Conversas em restaurantes, entrevistas de emprego, perguntas em aulas — tudo será mais tranquilo se você tiver primeiro uma base no idioma.

 

Esses são só alguns dos muitos motivos para aprender um idioma antes de se aventurar pelo exterior. Saber se comunicar bem é parte vital de uma boa experiência e de um bom aprendizado, para que seja agradável a você e para as pessoas à sua volta.

O Centro Europeu é uma escola de idiomas e profissões com métodos de ensino modernos e bem estruturados, focados no desenvolvimento de profissionais de alto nível. www.centroeuropeu.com.br

Click to comment
To Top