Pós-graduação no exterior vale a pena? Confira vantagens e desvantagens
Connect with us

Pós-graduação no exterior vale a pena? Confira vantagens e desvantagens

pos-graduacao-no-exterior-

Intercâmbio

Pós-graduação no exterior vale a pena? Confira vantagens e desvantagens

Após a formatura no ensino superior, muitos jovens adultos se deparam com a possibilidade de fazer uma pós-graduação no exterior. Foi-se o tempo em que bastava um diploma para garantir uma boa colocação no mercado, não é mesmo?

Hoje em dia, tanto o acesso à universidade quanto à pós-graduação é facilitado, o que significa que existem cada vez mais candidatos especializados disputando as mesmas vagas que você.

Mas será que vale a pena cursar uma pós-graduação no exterior? Confira as vantagens e desvantagens e tire suas próprias conclusões!

Vantagens da pós-graduação no exterior

Acesso às melhores universidades do mundo

Segundo o Times Higher Education, principal ranking universitário do mundo, 44 das 100 melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos, enquanto 31 estão na Europa e uma no Brasil (Universidade de São Paulo). Ou seja, ao fazer uma pós-graduação no exterior, você tem a oportunidade de estudar em uma instituição de ponta reconhecida mundialmente.

universidade_sydney

Domínio do idioma

Por mais que você estude inglês ou outra língua aqui no Brasil, nada se compara à fluência que você pode adquirir ao fazer uma pós-graduação no exterior. Além de aumentar seu vocabulário diariamente, você poderá praticar as palavras e expressões que aprende na sala de aula.

Preparo para a carreira internacional

Ao fazer uma pós-graduação no exterior, você entrará em contato com outras culturas, o que proporciona muito jogo de cintura para lidar com as diferenças. Essa é uma qualidade muito buscada por multinacionais e pode ser o diferencial para conquistar aquela sonhada vaga no mercado de trabalho nacional ou até mesmo no exterior.

Crescimento pessoal

Viver em um país estrangeiro, sem o constante suporte dos amigos e da família, é uma experiência que proporciona crescimento pessoal e autonomia. No exterior os alunos tendem a se tornar mais independentes e proativos na hora de correr atrás dos objetivos e buscar atividades extracurriculares, o que sem dúvida os torna profissionais mais resilientes.

Desvantagens da pós-graduação no exterior

Custos altos

Uma pós-graduação no exterior demanda não só os custos do curso (em moeda estrangeira, geralmente mais valorizada do que o real), mas também os custos de viver em outro país. Isso pode tornar a experiência bem cara para os padrões brasileiros. A boa notícia é que você pode conseguir bolsas de estudo e, em alguns casos, trabalhar ou fazer estágio para cobrir as suas despesas no país.

Distância do mercado brasileiro

A distância pode ser um problema durante uma pós-graduação no exterior. Ao morar em outro país, você deixa de frequentar cursos, palestras e outros eventos da sua área profissional, o que pode em certa medida dificultar o networking e tornar mais difícil sua colocação no retorno ao Brasil. Por outro lado, você pode usar a internet para manter contato com outros profissionais e até para publicar artigos e manter o seu nome em evidência.

Validação do diploma

pos-graduacao-no-exterior

Diplomas obtidos no exterior podem não ser válidos no Brasil, e você terá que seguir os procedimentos das universidades federais para que o documento tenha validade aqui também. Esse processo pode ser bastante burocrático para quem faz pós-graduação no exterior, especialmente para carreiras como Direito e Medicina. Por isso, fique atento ao tipo de diploma oferecido pela instituição que você pretende fazer o curso, e se tem validade no Brasil.

Apesar de algumas dificuldades, fazer a pós-graduação no exterior certamente será um ótimo diferencial, porque proporciona não apenas excelência no ensino, mas uma gama de experiências linguísticas e culturais que farão diferença no seu perfil profissional.

E você, acha que a pós-graduação no exterior vale a pena? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários!

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top