Qual é o momento certo para fazer intercâmbio estudantil? - DPB Intercâmbio
Connect with us

Qual é o momento certo para fazer intercâmbio estudantil?

qual-e-o-momento-certo-para-fazer-intercambio-estudantil29666

Intercâmbio

Qual é o momento certo para fazer intercâmbio estudantil?

O seu sonho de ir para fora do país para realizar um intercâmbio estudantil está cada dia mais forte, mas com tantas decisões a serem tomadas, como saber qual é o momento adequado para você dar um passo tão importante? A verdade é que se você não para de pensar na possibilidade de melhorar o seu inglês e ainda, de quebra, dar uma diferenciada no seu currículo com uma experiência internacional única, há uma grande chance de você ter exatamente o que precisa para começar a se preparar.

Pensando nisso, trazemos neste post alguns pontos que você deve considerar antes de decidir a hora certa para expandir o seu mundo. Continue acompanhando e confira!

Não existe idade limite para aprender

Só porque você não tem mais 20 anos de idade não significa que o seu sonho de ir para fora do país não possa ser realizado. Aperfeiçoar um idioma, aprender sobre novas culturas e ainda aumentar a sua experiência profissional são habilidades sempre bem-vindas, não é mesmo?

Por isso, o ponto principal ao considerar o momento certo para fazer um intercâmbio estudantil não é a sua idade, mas sim a sua vontade e maturidade para dar o próximo passo.

Pare e reflita sobre os seus sonhos, que tipo de experiências quer viver e como um intercâmbio fará diferença na sua vida pessoal e profissional.

Pesquise sobre o que outros intercambistas aprenderam em suas experiências internacionais, como a história da Danielle Prada na Suécia ou da Caroline Stinghen na Irlanda. Entenda como outros intercambistas desenvolveram não só uma segunda língua, mas passaram a ser muito mais abertos a diferentes culturas e a novas experiências e oportunidades.

Intercâmbio estudantil não é férias

Outra questão importante ao considerar o momento certo para um intercâmbio é: eu quero tirar férias ou estudar? Se você está em busca de um intercâmbio estudantil apenas como uma forma de passar mais tempo “viajando”, pense de novo.

Fazer um intercâmbio para estudar exige que você esteja focado no objetivo de aprender mais sobre a sua área de atuação e aperfeiçoar uma segunda ou terceira língua.

Claro, você estará em um novo país e passear e viajar também fará parte da experiência, mas o intercâmbio poderá ser aproveitado em sua totalidade somente quando você tiver certeza de que o seu desejo é aprender de verdade e aproveitar ao máximo as oportunidades de crescimento que ele proporciona.

Planejamento é essencial

Agora que já sabe que vontade é mais importante que idade, entenda também que é preciso algo a mais. Esse algo a mais é o planejamento. Não adianta fazer tudo na correria, sem pesquisar e se organizar somente porque você está pronto para fazer as malas.

Antes de mais nada, é preciso verificar quais são as alternativas para o seu orçamento atual, se há bolsas de estudo, quais destinos te atraem mais, se deseja fazer um curso de idiomas ou prefere ir direto para uma universidade.

Tudo isso precisa ser considerado antes de você tomar a sua decisão. Procure agências e escolas especializadas e com boas indicações para que você faça a melhor escolha, sem riscos e sem gastos desnecessários.

O DPB Intercâmbio possui uma plataforma de buscas que considera a opinião de outros intercambistas, informação essencial na hora de você decidir sobre o seu intercâmbio.

E aí, viu como o momento certo para um intercâmbio depende mais do que uma idade ideal? Basta muita vontade de aprender, estudar e, acima de tudo, pesquisar e se programar bem para não passar por nenhuma emergência. Conte pra gente aqui nos comentários se você quer fazer um intercâmbio estudantil e como está se planejando!

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top