Saiba como ter sucesso no mercado de trabalho no exterior - DPB Intercâmbio
Connect with us

Saiba como ter sucesso no mercado de trabalho no exterior

saiba-como-ter-sucesso-no-mercado-de-trabalho-no-exterior

Trabalho

Saiba como ter sucesso no mercado de trabalho no exterior

O mercado de trabalho está cada vez mais aberto para a troca de experiências e de cidadanias. A cada dia, os brasileiros ganham mais destaque no exterior e outros países quase que pedem para que possamos nos mudar para lá e levar nossa mão-de-obra.

Porém, você não vai querer ser apenas mais um no meio de tantas pessoas no mercado de trabalho no exterior, não é? As vagas são muitas, mas para que você consiga uma delas, as cobranças e exigências são como as daqui, inclusive um pouco mais.

Pensando nisso, no post de hoje trouxemos algumas dicas super valiosas de como você pode mostrar seu valor e conseguir o tão sonhado emprego em outro país. Acompanhe!

 

Desenvolva a criatividade, que é um grande diferencial

A criatividade baseia-se no processo de criar novas opções para coisas comuns, podendo ser aplicada a qualquer situação ou segmento do mercado de trabalho. O processo criativo pode ser muito simples, como encontrar novas oportunidades ou mesmo fazer de um jeito novo algo tradicional, mas que gere bons benefícios. Dessa forma, ao entrar em contato com novas pessoas e novas culturas, será possível desenvolver pensamentos “fora da caixa”, estimulando assim seu processo criativo.

Agindo dessa forma, a criatividade poderá então ser usada para uma maior adaptação às mudanças e solução de desafios. Aqueles que sabem aproveitar esses potenciais criativos poderão se destacar em qualquer empresa, como um profissional inovador e produtivo. O povo brasileiro é muito reconhecido por esse talento, então explore ele ao máximo.

Mantenha a motivação

Em novos ambientes, onde tudo é novidade, muitas dificuldades e desafios surgirão. Um bom profissional precisa sempre se manter motivado a fim de enfrentar estes problemas. Portanto, ele não deve desistir para poder crescer com as oportunidades.

Uma das maiores dificuldades a se enfrentar são as diferenças culturais. O brasileiro costuma ser muito amistoso e receptivo, de maneira geral, o que é bem diferente com pessoas de alguns outros países. Procure ser aberto para compreender e respeitar essas diferenças, sabendo que cada um tem seu tempo.

Prepare-se bem profissionalmente

A preparação profissional é um ponto mais que fundamental e você deve prestar atenção às seguintes questões:

  • Direcionamento correto do perfil profissional;
  • Currículo organizado, atualizado e nos padrões internacionais;
  • Experiências profissionais expressivas;
  • Carta de recomendação de antigos empregadores;
  • Bons desempenhos nos cargos ocupados

No momento de mudar de país em busca de uma nova posição, nem sempre é possível se manter em sua área logo de início. Porém, tenha calma, você chega lá. Procure se destacar por seu bom desempenho, mostrando disposição e grande determinação. Assim, hora ou outra seus esforços sem dúvidas serão reconhecidos.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Atualmente, domínio da tecnologia e de plataformas online não é mais uma opção, é questão de sobrevivência. Sendo assim, utilize esse recurso ao seu favor, especialmente para encurtar distâncias entre países.

Crie seu perfil do LinkedIn em inglês, procure por pessoas conhecidas em outros países no Facebook, etc. Essa é sua chance de conhecer desde já como são outras culturas e já ir se adaptando a algumas questões previamente.

Domine o inglês para melhores chances no mercado de trabalho no exterior

Muitas pessoas simplesmente se aventuram por outros países em busca de aprender novas línguas. Porém, se você não tiver uma boa base do inglês, suas chances serão drasticamente reduzidas.

Quanto maior e melhor for seu nível do idioma, melhores serão as oportunidades disponíveis. Ou seja, não descuide desse ponto antes de pensar em buscar novas oportunidades lá fora.

Esperamos que tenha gostado do nosso post de hoje e que com essas dicas, você possa ficar super preparada para encarar o mercado de trabalho no exterior.

Gostou do nosso post? Tem mais dicas sobre como se preparar para essa transição? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!

Angelo já subiu um vulcão na Indonésia, se perdeu entre campos de arroz do Vietnã (e de Ascurra) e cruzou a Índia de trem. Mora na Irlanda desde 2012 e já visitou quase 50 países. Além de viajante, também é fotógrafo, videomaker e um dos fundadores do DPB.

1 Comment
  • celso da cruz

    Olá Ângelo, como vai? Tudo bem?
    Gostei dos relatos que você fez a respeito do Canadá. A muito que tenho buscado mais informações sobre este país e aproveitando o momento crítico que nós vivemos no Brazil volto a minha atenção para lá. Tenho algumas qualificações administrativas pois sou formado em administração e pós graduado (lato-sensu), e também tenho inglês intermediário e falo espanhol fluente. O que pode me dizer a respeito deste país e quais as reais chances de conseguir ir para lá para morar e trabalhar já que estou com 63 anos de idade, quais sãos as minhas chances?
    Obs. Já morei em Londres um ano como também tive uma pequena passagem pela França, Paris.

    Um grande abraço.

    Celso da Cruz

To Top