Sete filmes que te levam para conhecer cidades europeias
Connect with us

Sete filmes que te levam para conhecer cidades europeias

filmes de viagem

Inspiração

Sete filmes que te levam para conhecer cidades europeias

Se você assistiu ao filme Eurotrip, provavelmente deve lembrar das aventuras de Scott, Jamie, Jenny e Cooper. Nesta típica comédia norte-americana, os jovens amigos partem em um mochilão pela Europa. O filme mostra, basicamente, alguns clichês de cada país, como quando um dos personagens acaba em uma casa de sadomasoquismo no Red Light District, o bairro boêmio de Amsterdã. Apesar de não ir além do óbvio, não deixa de ser um filme divertido.

No entanto, há muitos outros filmes que mostram cidades europeias de uma perspectiva que vai além dos pontos turísticos e daquilo que já sabemos sobre cada um desses lugares. Preparamos uma lista de filmes que vão além dos cartões postais da Europa, para você que quer conhecer a fundo – ou pelo menos por novos ângulos – o velho continente. Prepare a pipoca e, quem sabe, a mochila.

 

Once – Dublin

filmes de viagem: once

Vamos começar por Dublin. Once é interessante tanto para quem pretende visitar a cidade quanto para os que já vivem aqui. É um musical feito com baixo orçamento (não espere uma grande produção) que mostra o cotidiano de um músico de rua irlandês e uma estudante checa. A beleza das relações humanas é retratada com sutileza neste filme que tem como cenário as ruas do centro e da periferia da cidade. O roteiro é simples, mas foge do óbvio. Quem já vive em Dublin há algum tempo certamente vai reconhecer cenários como a Grafton Street – onde o músico costuma se apresentar – e o Parque St. Stephens Green.

Trailer

 

Trainspotting – Edimburgo e Londres

filmes de viagem: trainspotting

Pesado e de tirar o fôlego, este filme retrata a vida conturbada de um grupo de amigos usuários de heroína. A primeira parte do filme se passa em Edimburgo e a segunda em Londres. A primeira cena, que é bastante emblemática (você já deve ter visto alguma referência a ela por aí), foi gravada na Princess Street, uma das principais vias de Edimburgo, cidade que serve de cenário para toda a primeira fase do filme. Na segunda fase, os personagens estão em Londres. As ruas da periferia de ambas as cidades são cenário constante e a gente acaba mergulhando na rotina de jovens que viveram o lado obscuro dos anos 90 nessas cidades. Prepare-se para cenas fortes e alguns questionamentos existenciais.

Trailer

 

Corra, Lola, Corra – Berlim

filmes de viagem: corra-lola-corra

Imagine uma mulher correndo desesperadamente pelas ruas de Berlim, lutando contra o tempo para salvar a vida do namorado, que tem uma dívida com criminosos. Enquanto corre, ela passa por ruas e prédios de uma Berlim dos anos 90, quando o filme foi gravado. É um roteiro excitante e divertido, e tudo que a gente faz é torcer por Lola. O enredo brinca com o tempo, o espaço e as possibilidades, e somos tão sugados pela maratona da protagonista que ao final terminamos quase tão cansados quanto ela. Exaustos e surpreendidos.

Trailer

 

Os sonhadores – Paris

os-sonhadores-filme

 

1968 foi um ano marcado por manifestações e conflitos entre estudantes e policiais em Paris. E é este o cenário de Os Sonhadores, filme de 2003 dirigido pelo italiano Bernando Bertolucci. Em vez de ir para as ruas como muitos jovens daquela época, os gêmeos franceses Theo e Isabelle se unem ao estudante norte-americano Matthew e passam os dias dentro de casa, criando um universo paralelo embalado por música e cinema. Artes, política e história compõe o enredo. É um filme belíssimo não só pelas paisagens externas, como as ruas de Paris e o Museu do Louvre, mas também pelos detalhes dos cenários e a sutileza das relações entre os personagens e o ambiente.

Trailer

 

Vicky Cristina Barcelona – Barcelona

Vicky-Cristina-Barcelona

 

As amigas norte-americanas Vicky e Cristina vão passer férias em Barcelona, onde conhecem o pintor Juan Antonio e a ex-mulher dele, Maria Elena. Os personagens entram em uma relação sensual e conturbada. É um filme divertido, quente e inteligente. Quer mais? Tem Scarlett Johansson, Penélope Cruz e Javier Bardem. Quem dirige é Woody Allen, que também assina “Meia noite em Paris”, outro longa interessante para quem quer saber mais sobre a capital francesa.

Trailer

 

Sob o sol da Toscana – Itália

sob-o-sol-da-toscana

Frances é uma escritora norte-americana recém-divorciada que parte em uma viagem pela região da Toscana, no centro da Itália. Encantada com o lugar, ela compra uma casa por lá e decide começar uma nova vida. É um filme leve, que gira em torna  das novas relações que são criadas pela personagem que decidiu largar tudo para trás e se aventurar. Eu particularmente não gosto do enredo deste filme, que chega a ser cansativo e um pouco disperso, mas vale a pena pelas belas paisagens italianas, que quase nos convencem a seguir os mesmos passos da protagonista (ah, se o dinheiro desse…).

Trailer

 

Adeus, Lenin – Berlim

adeus-lenin-filme

Tentei escolher apenas um filme por cidade, mas terei que voltar a Berlim porque este filme não poderia ficar de fora. Adeus, Lenin se passa em 1989, durante a queda do muro de Berlim. Alexander é um jovem que cresceu na Alemanha socialista, filho de uma entusiasta do regime. Pouco antes da queda do muro, sua mãe sofre um ataque cardíaco e só retoma a consciência em meio ao período de integração da Alemanha socialista ao mundo capitalista. Mas a saúde dela está em risco e Alexander precisa esconder a verdade para protegê-la de um segundo ataque. O filme mostra situações divertidas onde Alexander precisa recriar a realidade à qual a mãe estava acostumada a viver, e também retrata os primeiros contatos do rapaz com o mundo capitalista.

Trailer

Para montar este post, eu contei com as dicas do Projeto Solo.

Carolina tem diploma de jornalista e sonho de ser escritora. Gosta de conhecer lugares e pessoas. Um dia pensou em se encontrar, mas já desistiu dessa loucura. www.carolbtr.com

To Top