Viagem de intercâmbio: regras de etiqueta para Inglaterra e EUA - DPB Intercâmbio
Connect with us

Viagem de intercâmbio: regras de etiqueta para Inglaterra e EUA

etiqueta-viagens-intercambio-inglaterra-eua

Intercâmbio

Viagem de intercâmbio: regras de etiqueta para Inglaterra e EUA

O cenário de crise no Brasil, a possibilidade de conquistar fluência em outro idioma, incrementar o currículo e viver experiências culturais diversificadas tem levado cada vez mais os jovens adultos a buscarem uma viagem de intercâmbio.

Se o destino é a Inglaterra ou os Estados Unidos, é bom ficar ligado na cultura local. Selecionamos algumas regras de etiqueta desses países, para você não fazer feio em sua viagem.

Na casa do amigo inglês ou americano

Sinta-se lisonjeado por ter recebido um convite para jantar ou almoçar na casa de uma família americana ou inglesa, pois eles não costumam ser tão abertos para receber visitas, como no Brasil.

Seu amigo inglês espera que você confirme ou não sua presença, informe se vai levar alguém e, sim, leve um pequeno agrado, como flores, bombons ou alguma bebida. E não se esqueça de, após a visita, agradecer pelos bons momentos vividos juntos.

Os americanos também não vêem com bons olhos quem traz um amigo que não foi convidado para um almoço ou jantar. Além disso, entre eles, não pega bem repetir a refeição, a menos que os outros também o façam.

Restaurantes em sua viagem de intercâmbio

Fazer uma viagem de intercâmbio inclui obrigatoriamente conhecer a cultura gastronômica local. Com certeza, você vai passar por alguns (ou muitos!) restaurantes.

Nos restaurantes ingleses, o cardápio costuma ficar exposto na entrada do estabelecimento. Pode olhar à vontade! Você poderá saber se a refeição servida ali vai agradá-lo e se vai poder pagar por ela. Mas, antes de entrar, aguarde que um hostess indique a mesa que você vai ocupar.

Nos bares americanos, é de bom tom pagar U$ 1 para o barman que serviu a bebida. E não precisa se envergonhar de pedir para o garçom embalar o resto das gigantescas refeições servidas na terra do Tio Sam. O refil de bebidas liberado também é bastante comum.

Ônibus e metrô nos EUA e na Inglaterra

Para ir e vir nesses países você terá que tomar algumas precauções, com as quais você não se preocupa no Brasil. Nos EUA, você terá que lembrar de colecionar moedas de 25 centavos para adquirir os passes de ônibus e metrô, pois as máquinas não aceitam notas e não dão troco.

Na Inglaterra, nem pense em se apressar e passar junto com alguém na larga porta do ônibus: a regra é entrar um de cada vez. Além disso, furar fila ou não ceder o lugar a um idoso ou a um portador de necessidades especiais é extremamente indelicado aos olhos dos ingleses.

Outras dicas para não pagar mico na sua viagem de intercâmbio

A pontualidade britânica não é lenda. Se em seu roteiro estão incluídas (e precisam estar!) visitas a museus, monumentos e outros pontos turísticos, fique atento ao horário, porque a entrada só é permitida até 15 minutos antes do horário divulgado para o fechamento.

Se for passear nos tradicionais ônibus de dois andares da Inglaterra, tome cuidado para não cair lá de cima em uma curva mais brusca!

Carregue o seu lixo com você, pois o medo do terrorismo fez com que os ingleses reduzissem o número de lixeiras nos espaços públicos. Lixo no chão, nem pensar!

Se sua viagem de intercâmbio é para os Estados Unidos, você poderá aprender a realizar muitas tarefas domésticas e consertos em geral. A mão de obra para pintar paredes, desentupir canos e outras atividades do gênero são raras e caras. Os americanos acabam optando pelo “Do it yourself”, ou “faça você mesmo”.

 

Agora você já pode ficar tranquilo. Depois de ter lido este post, você não vai ser indelicado, nem motivo para piadas em sua viagem de intercâmbio. Você já viajou para o exterior? Passou algum constrangimento? Tem alguma curiosidade sobre esses países? Compartilhe com a gente, deixando seu comentário aqui.

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

Click to comment
To Top