Visto americano: tire aqui todas as suas dúvidas - DPB Intercâmbio
Connect with us

Visto americano: tire aqui todas as suas dúvidas

visto americano

Essencial

Visto americano: tire aqui todas as suas dúvidas

Desde 2012, entrou em vigor o novo sistema para tirar visto americano. Apesar das expectativas positivas para tornar o processo mais rápido e mais barato, isso não agradou a todos, especialmente para quem precisa vir de longe para ir ao Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e viajar uma segunda vez para fazer a entrevista no consulado americano.

Para ajudar quem quer tirar o visto para ir aos Estados Unidos para estudar, melhorar o seu inglês, fazer uma pós-graduação ou simplesmente ter uma experiência internacional, separamos algumas dicas:

Preenchimento do formulário DS-160

O primeiro passo para tirar visto americano é fazer o preenchimento do formulário DS-160. Ele deve ser preenchido totalmente em inglês, com as suas informações atualizadas, pois quaisquer inconsistências nos dados informados fazem com que você tenha de começar a preencher do zero. Por isso, leia e coloque seus dados com bastante atenção.

Todas as perguntas do formulário são feitas em inglês, mas o próprio site disponibiliza uma ferramenta de tradução para quem ainda não é totalmente fluente no idioma. Durante o preenchimento, salve cada etapa para evitar que a página expire e você tenha de começar tudo de novo.

Pagamento da Taxa

Depois de fazer o preenchimento completo do formulário DS-160, é necessário fazer o pagamento da taxa de US$ 160, que pode ser feito por meio de cartão de crédito, em dinheiro, boleto bancário ou em qualquer agência do Citibank. Não existem mais taxas de agendamento nem de envio do passaporte.

Agendamento da entrevista

Com o número de identificação do boleto do DS-160 e o comprovante de pagamento da taxa em mãos, é hora de agendar a entrevista. Para isso, basta você entrar no site ou através do call center.

Na hora de solicitar a sua entrevista você deve primeiro fazer o seu cadastro e escolher a forma de entrega do seu passaporte. O tempo de espera para a realização da entrevista varia muito com o local escolhido pela pessoa. Em seguida, escolha a data para a coleta de seus dados — impressões digitais e foto, que devem ser realizada antes da entrevista.

Comparecimento ao CASV

O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) é o local onde serão colhidas as suas digitais e a foto. No dia agendado, leve o seu passaporte válido e a confirmação do formulário DS-160.

Menores de 15 anos ou maiores de 65 anos estão isentos da coleta biométrica. Nesse caso, eles mesmos ou o seu devido representante deverá fazer a entrega de uma foto 5×7 e a confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento. Existem CASV’s nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

A entrevista para tirar visto americano

Depois de completar toda a parte burocrática, é hora de comparecer à Embaixada Americana ou em um de seus consulados para a entrevista. No dia marcado, a pessoa deverá comparecer com seu passaporte, comprovante de pagamento da taxa e a página impressa de confirmação do formulário DS-160.

Os menores de 15 anos ou maiores de 65 anos são dispensados da entrevista, a menos que a embaixada americana julgue necessário.

Em todo o processo para tirar visto americano, a entrevista é a etapa mais temida. A melhor dica é manter sempre a calma e confirmar os dados que você colocou no formulário. Quanto mais calmo e tranquilo você estiver, maiores serão as chances de você ter o seu visto aprovado.

Depois de aprovado na entrevista, você receberá em casa o passaporte com o visto americano ou no CASV mais próximo de você. Aí é só partir arrumar as malas e partiu Estados Unidos.

Gostou do artigo? Achou as nossas informações relevantes? Então compartilhe esse artigo com os seus amigos nas suas redes sociais favoritas — e boa sorte na hora de tirar visto americano!

Designer e especialista em artes visuais, aqui no DPB partilha seus mais interessantes e criativos achados da web. Divide seu tempo entre explorar Dublin, viajar o mundo e alguns outros projetos, como seu Instagram.

1 Comment
  • Rafael

    Olá ,
    Minha história é o seguinte, trabalho na mesma empresa faz 5 anos, salario de R$1300 , E tenho uma tia que mora em Boston Legalmente (Com GreenCard) faz 18 anos. E gostaria de ir para la nas minhas férias em Janeiro. Saberia me dizer quais são as chances de eu conseguir o visto?
    Seria melhor dizer que ela iria custear minha viagem??

    Outra pergunta, minha avó ia quase todos os anos pro EUA, e de um tempo pra cá não foi mais e o visto dela venceu, seria bom eu ir junto com ela, para ela renovar e eu tirar o meu no mesmo dia?, Pois ela irá comigo.

To Top