Visto de estudante tem duração máxima de 7 anos na Irlanda - DPB Intercâmbio
Connect with us

Visto de estudante tem duração máxima de 7 anos na Irlanda

20150408151452000000-1

Vistos

Visto de estudante tem duração máxima de 7 anos na Irlanda

Só em 2014, a estimativa da European Migration Network é de que a Irlanda tenha recebido 6846 estudantes estrangeiros. Os brasileiros formam o maior grupo – 1239 pessoas. Em seguida, estão os franceses (594), chineses (580), norte-americanos (452) e espanhóis (358).

O interesse dos brasileiros na Irlanda é pelos programas de intercâmbio e também pelo Ciência sem Fronteiras. Até agora, foram 2277 bolsas emitidas para instituições parceiras do país de acordo com o levantamento do programa. Em 2015, mais de mil bolsistas são esperados.

A vida de estudantes de fora de Europa, porém, tem dias contados na Irlanda. O prazo máximo para ficar no país com visto de estudante (stamp 2) é de sete anos. Embora pareça suficiente, quem pensa em aprender ou aprimorar o idioma, fazer graduação e especialização precisa se programar. A regulamentação está em vigor desde 2011 e não tem previsão de alteração.

 

Como funciona o visto de estudante

Os cursos de língua inglesa para visto de estudante devem ser full-time, com mais de 15 horas semanais de atividades, e ter duração de um ano, sendo seis meses de aula e seis meses de férias. Além do curso de inglês, os não-europeus podem escolher outros cursos profissionalizantes para estar no país por até três anos. É preciso apenas que a instituição escolhida seja reconhecida pelo Governo, que o curso seja aprovado para visto e que o aluno cumpra os critérios exigidos para a renovação a cada 12 meses – como presença em pelo menos 80% das aulas, compra de novo curso e seguro saúde.

Quando completar três anos, o estudante não conseguirá renovar seu visto com curso de idioma. Apenas os de graduação, pós-graduação e outras especializações acadêmicas serão considerados. Seguindo a exigência de renovação anual, mais quatro anos serão permitidos, já que um não-europeu pode permanecer na Irlanda com visto de estudante por no máximo sete anos no total.

Vale lembrar que cursos de meio período (part-time) ou cursos de ensino à distância não são considerados para visto.

 

Permissão de Trabalho

Como estudante, a permissão de trabalho é para 20 horas semanais durantes os meses de aula e 40 horas semanais nas férias de fim de ano (de 15 de dezembro a 15 de janeiro) e férias de verão (de maio a agosto).

De acordo com a Irish Naturalisation and Immigration Service, não é permitido a não-europeus com visto de estudante trabalhar como autônomo.

Continue Reading
You may also like...
To Top